
O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
O delegado aposentado Fernando Sodré, que deixou no mês passado o cargo de chefe da Polícia Civil, assumiu a função de diretor-geral da Secretaria do Turismo (Setur). A nomeação foi publicada no Diário Oficial na quarta-feira (12).
De acordo com o secretário Ronaldo Santini, Sodré cumprirá uma função essencialmente administrativa, mas também deve ajudar a fortalecer a imagem do RS como um destino seguro aos turistas.
A Setur informou que o delegado foi escolhido por pelos “atributos técnicos, experiência de liderança e profundo conhecimento da máquina pública” e que terá como uma das atribuições coordenar um projeto chamado Turismo Seguro no Rio Grande do Sul.
“A iniciativa busca integrar ações de segurança pública com a promoção dos destinos turísticos, garantindo mais tranquilidade para quem visita e para quem vive nas regiões turísticas do Estado. Hoje, o RS é o terceiro Estado brasileiro mais seguro para turistas e o foco é melhorar essa posição”, explicou a pasta.
Sodré ocupará um cargo comissionado superior 12, cujo salário é de R$ 17 mil. A remuneração se soma ao subsídio de delegado aposentado da Polícia Civil, de cerca de R$ 30 mil mensais.
O delegado deixou a chefia de Polícia no dia 9 de maio, após desgaste diante de problemas na delegacia especializada no atendimento às mulheres.
A aposentadoria da função de delegado foi publicada no Diário Oficial no dia 23 de maio.