O jornalista Fábio Schaffner colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Conta de chegada

A chegada de Onyx Lorenzoni ao PP está levando muita gente à calculadora no partido. Há um forte otimismo na ampliação da bancada federal, porém é quase consenso que algum graúdo vai sobrar. Além dos três deputados atuais, Afonso Hamm, Covatti Jr e Pedro Westphalen, devem concorrer à Câmara o próprio Onyx, o senador Luis Carlos Heinze, o deputado estadual Frederico Antunes e Any Ortiz, prestes a desembarcar do Cidadania.
Barulho
Azarão na disputa pelo comando do PT gaúcho, Thiago Braga tem fustigado a cúpula partidária ao pautar temas como o enfraquecimento da sigla no Interior. O incômodo maior, porém, é com a insistência com que Thiago defende uma guinada ao centro, sugerindo inclusive apoio a Juliana Brizola na disputa pelo Piratini em 2026. Se depender dele, o PT pela primeira vez abre mão da cabeça de chapa, uma heresia para a massa petista.
Sinistro
Relator da CPI da Pousada Garoa, Marcos Felipi (Cidadania) apresenta seu relatório na próxima segunda-feira (23). O trabalho será centrado em quatro frentes: responsabilidades, segurança, fiscalização da prefeitura e soluções para evitar que algo semelhante se repita. Com a experiência de mais de 50 CPIs em oito mandatos parlamentares, o vereador Pedro Ruas (PSOL) está contente com o resultado. Todavia, deve apresentar um relatório paralelo caso Felipi não pese a mão nos pedidos de indiciamento.
Rumos distintos
Eduardo Leite deve ir a Lisboa e Paris, em julho, em nova missão oficial. Já Gabriel Souza a partir de agora só viaja pelo Interior do Estado.
Fila do vice
Está cada vez mais acirrada a disputa no PP para ver quem vai ser candidato a vice. Silvana Covatti ainda é a favorita, mas Ernani Polo intensificou o lobby em nome próprio.
Check-list
O Cpers tem audiência marcada com Eduardo Leite dia 27 de junho. Na pauta, reajuste salarial de 14%, concurso público e melhorias no IPE Saúde.