
O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
O ex-deputado Adilson Troca terá sua trajetória de 20 anos na Assembleia Legislativa reconhecida com o título de deputado emérito. A distinção é concedida anualmente para parlamentares que tenham prestado relevantes serviços ao Poder Legislativo.
A honraria foi aprovada na sessão desta terça-feira (27). A proposta foi feita pela bancada do PSDB, partido no qual Troca atuou durante toda sua carreira no Legislativo gaúcho — ele foi o primeiro vereador do partido eleito no Sul do Brasil, em 1988.
— A Assembleia presta uma homenagem a um parlamentar cuja atuação foi pautada pelo compromisso com a sociedade gaúcha e pela valorização da política como instrumento de transformação e justiça social. Estamos prestando uma justa homenagem. Adilson Troca já está na história do nosso Parlamento — define o líder dos tucanos na Assembleia, deputado Professor Bonatto.
Adilson Troca é natural de Rio Grande, onde foi vereador, vice-prefeito e secretário de Obras. Chegou ao Legislativo gaúcho em 1998, eleito pela primeira vez deputado estadual, e foi reeleito quatro vezes consecutivas. No governo de Germano Rigotto, foi secretário do Meio Ambiente.
Troca é autor de 26 leis estaduais, entre elas as que garantem a certificação de produtos agrícolas e o passe livre intermunicipal para pessoas com deficiência.






