Às vésperas do prazo final para a troca de partidos, a vereadora Mari Pimentel, que há vários dias deixou o Partido Novo, fez sua opção pelo Republicanos e recebeu do presidente Carlos Gomes e do vereador José Freitas a "camisa 10". É esse o número do Republicanos, pelo qual a vereadora tentará a reeleição em outubro.
Mari chegou a ser sondada por líderes estaduais do PSDB, mas foi vetada pela direção municipal. O Republicanos recebeu a vereadora com festa: o presidente estadual, Carlos Gomes, fez questão de abonar a ficha.
Os vereadores José Freitas e Alvoni Medina divulgaram uma carta compromisso na qual afirmam que "não restou qualquer sombra de dúvida de que a vereadora Mari Pimentel, por sua postura ao longo de mais de três anos à frente de um mandato ativo, vestiria a camiseta do partido 10 com perfeição".
Na carta estão os compromissos que o partido assume para que Mari possa continuar defendendo as suas bandeiras: educação pública de qualidade para as comunidades que mais precisam, combate à corrupção, liberdade econômica e individual, redução de impostos e da burocracia, e transparência na gestão pública, apoio ao trabalho do Ministério Público, da Polícia, do Judiciário e de outros órgãos para promover a devida apuração e a justa punição de quaisquer atos contra a administração pública, com o devido ressarcimento à sociedade.
A executiva municipal do Republicanos diz na carta compromisso que garantirá autonomia e liberdade para a vereadora na continuidade do seu mandato, bem como a libera de qualquer tipo de apoio a qualquer chapa para as eleições majoritárias de Porto Alegre em 2024.