O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Inaugurado em 1912 por Joaquim Francisco de Assis Brasil, o castelo de Pedras Altas, na zona sul do Estado, guarda um acervo inestimável de livros, documentos e objetos históricos, mas sofre com problemas estruturais e está fechado desde 2017. Inconformado com esse cenário, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, decidiu organizar um movimento para recuperar o castelo e preservar a memória do diplomata.
— Quem integra a Justiça Eleitoral tem um sentimento de veneração pelo Assis Brasil — justifica o magistrado, ao lembrar que o pensador foi o principal responsável pela elaboração do primeiro Código Eleitoral brasileiro, em 1932, que tornou o voto secreto e estabeleceu o voto feminino.
Residência de Assis Brasil até sua morte, em 1938, e palco da assinatura do tratado que pôs fim à Revolução de 1923, o castelo é tombado a nível estadual e federal. Entretanto, por se tratar de uma propriedade privada, que pertence aos herdeiros do diplomata, há empecilho ao aporte de recursos públicos para a conservação.
Na sexta-feira (6), uma comitiva do TRE liderada por Lima da Rosa visitou o local e, nesta semana, funcionários ligados à Corte devem começar a trabalhar na preservação do acervo. Em paralelo, o TRE atuará junto a entidades e poderes do Estado para viabilizar a recuperação do castelo, em acordo com a família de Assis Brasil.
— É algo que se impõe a quem prestigia a memória, a história e a cultura evitar que haja perda desse patrimônio fantástico. Não podemos pecar por omissão — salienta o presidente do Tribunal.
A situação do castelo de Pedras Altas foi mostrada por GZH em reportagem publicada no final de 2019, que pode ser acessada neste link.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.