O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
O PSDB de Porto Alegre está organizando uma convenção no formato drive-in, em que os filiados participarão de dentro de seus carros, para o lançamento da candidatura de Nelson Marchezan à reeleição. No evento, além da candidatura majoritária, o partido formalizará a nominata que disputará vagas na Câmara de Vereadores.
— Estamos preparando os procedimentos para o evento e a coleta de assinaturas (dos filiados), respeitando todas as medidas de distanciamento. Vamos escolher um lugar espaçoso, porque a convenção terá o envolvimento de pelo menos cem delegados – relata o presidente municipal do PSDB, Moisés Barboza.
Embora ainda não tenha assumido a candidatura, Marchezan já tem apoio garantido do PL e do PSL, o que garante pelo menos um quarto do tempo de propaganda de rádio e televisão. O tucano já foi pressionado pelas direções municipal e estadual do partido a anunciar a pré-candidatura, mas ainda não fez manifestações públicas sobre o assunto.
De acordo com Barboza, o prefeito ainda não se pronunciou sobre a candidatura porque tem dedicado a agenda ao enfrentamento do coronavírus na Capital. Ainda assim, o partido não cogita outra alternativa.
— Ele é o nosso único pré-candidato. Nosso plano A, B e C é Nelson Marchezan.
Com a confirmação do adiamento da data das eleições, as convenções partidárias, que seriam realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto agora serão entre 31 de agosto e 16 de setembro. Para este ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou que as convenções sejam realizadas pela internet, desde que os partidos garantam publicidade a todos os filiados e atendam a todas exigências da legislação eleitoral em vigor.