
O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, encerrou nesta sexta-feira (11) uma série de viagens por capitais do Sul do país. Na condição de presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), ele participou, em Curitiba, da quinta edição do encontro Reforma Tributária: estratégias para o futuro das cidades.
O evento tratou dos impactos das mudanças tributárias para os municípios e dos desafios de adaptação das gestões locais às novas regras do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Durante a programação, também foi debatida a composição do Comitê Gestor do IBS (CGIBS), órgão que reunirá representantes dos estados, do Distrito Federal e das cidades.
No painel, Melo defendeu o fortalecimento da representação municipalista nas discussões da reforma e manifestou preocupação com os impactos financeiros de eventuais mudanças na jornada de trabalho (como a discussão sobre o fim da escala 6x1). Segundo o prefeito, a medida poderia elevar em até R$ 35 bilhões por ano os custos das prefeituras com contratos de serviços já firmados.
Agenda de mobilidade
Na quinta-feira (10), o prefeito esteve em Florianópolis para a 126ª Reunião do Fórum Nacional de Secretárias, Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana.
Melo voltou a defender a criação de um "SUS do Transporte Público" — modelo baseado no financiamento continuado, na integração do sistema e na transição para uma matriz energética sustentável. Ele destacou, ainda, que a FNP atuará na articulação política pela regulamentação do marco legal do setor, na derrubada de vetos e no suporte técnico às prefeituras para ampliação da transparência de dados.

