
Em encontro nesta terça-feira (10) em Brasília, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, garantiu ao deputado federal Alceu Moreira (MDB) que o Executivo deve começar a pagar o seguro-defeso aos pescadores artesanais a partir do dia 16 para quem está sem receber desde novembro.
O problema ainda seguirá em relação aos pagamentos anteriores.
De Paula disse que tem feito gestões junto a Wolney Queiroz, ministro da Previdência, e ao próprio presidente Lula para alocar recursos do Orçamento para o benefício.
Segundo ele, o valor estimado para pagar o retroativo anterior a novembro, ainda atrasado, equivale a R$ 2,5 bilhões.
Em tempo: o governo já tem autorização para pagar essa despesa fora do teto, aprovada em uma emenda no Projeto de Lei (PL) 458/2021
O ministro garantiu que não há fraudes no Rio Grande do Sul relacionadas ao seguro-defeso - elas estariam concentradas em Estados do Norte e do Nordeste.
Em resumo: o pescador honesto paga pelo trapaceiro.
.



