
O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
O vereador Moisés Barboza (PSDB) apresentou um projeto de lei que torna obrigatória a apresentação de atestado médico para participantes de corridas de rua em Porto Alegre. O documento foi apresentado nesta segunda-feira (16) na Câmara da Capital.
De acordo com a proposta, o documento deve ser emitido por médico registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM), atestando a aptidão física para atividades de alta intensidade.
A medida não se aplica a eventos recreativos com percursos menores que 3 quilômetros. Participantes que já apresentaram atestado válido (com até 12 meses de emissão) em eventos anteriores do mesmo organizador ficam dispensados da nova apresentação. O documento pode ser entregue fisicamente em inscrições presenciais ou digitalmente para inscrições online.
Os organizadores de eventos terão de informar claramente sobre a exigência em todo material de divulgação e inscrição. O não cumprimento acarretará em advertência escrita na primeira ocorrência, multa de R$ 900 em caso de reincidência e suspensão por dois anos da emissão de alvarás para novos eventos esportivos.