
O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
O Rio Grande do Sul quase que dobrou o volume de turistas internacionais nos primeiros meses do ano em comparação com o mesmo período de 2024. De janeiro a maio de 2025, o RS recebeu 1,17 milhão de visitantes estrangeiros. A alta é de 94,5% e é a maior entre todos os Estados.
— O RS tem dado um show. Nunca vimos tantos turistas internacionais chegando por lá. E o mais importante é que eles estão descobrindo destinos além dos já tradicionais. Isso é bom para a economia local, para o emprego e para a autoestima do povo gaúcho — afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, em nota à coluna.
Inclusive, o órgão destaca que o bom desempenho gaúcho ajudou a alavancar os números nacionais. No acumulado até maio, o Brasil já recebeu 4.887.229 visitantes internacionais, o que representa 70% da meta anual prevista pelo Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que prevê a chegada de 6,9 milhões de turistas até dezembro.
Os vizinhos do RS, os argentinos, são os principais turistas que chegam ao Brasil. O número de visitantes do país vizinho dobrou em relação ao mesmo período do ano passado.