
O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
O arcebispo metropolitano de Porto Alegre, cardeal Dom Jaime Spengler, foi nomeado membro do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedade de Vida Apostólica da Santa Sé. A nomeação ocorreu nesta terça-feira (24) pelo papa Leão XIV.
O Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica é um dos órgãos centrais da Cúria Romana, responsável por acompanhar, orientar e regulamentar todas as formas de vida consagrada na Igreja Católica. No cargo, os membros acompanham e supervisionam Ordens e Congregações religiosas, institutos seculares e sociedades de vida apostólica.
Também aprovam e revisam constituições e regras internas dos institutos; autorizam fundações, fusões ou supressões de institutos; orientam, disciplinam e intervém em casos de crises internas, denúncias, abusos ou desvios doutrinários; além de avaliarem processos de dispensas de votos ou saídas da vida religiosa; entre outras funções.
Junto ao cardeal, um grupo de outras 19 pessoas também foi nomeado para funções no Dicastério. Spengler também acumula as funções de presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam).