
Em artigo publicado no site da Arquidiocese de Porto Alegre, o cardeal dom Jaime Spengler chamou à responsabilidade as autoridades gaúchas diante de estragos, desabrigados e nova ameaça de enchentes no Estado: "Novamente os mesmos discursos: "Choveu acima da média", "infelizmente não se pode prever este tipo de situação", estamos empenhados em ir ao encontro de quem necessita de auxílio", escreveu.
Na sequência, afirmou: "O tempo urge. A burocracia, a morosidade e, talvez, a falta de transparência em alguns setores colaboram para a morosidade diante do que necessita ser feito."
Nomeado pelo papa Leão XIV na terça-feira (24) membro do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedade de Vida Apostólica da Santa Sé, dom Jaime tem agenda cheia nas próximas semanas.
De Roma, avisa que retorna a Porto Alegre no dia 27. Mas retorna à capital italiana três dias depois. Depois, tem uma série de compromissos Brasil afora e só retorna para casa em 9 de julho. Aos leitores que perguntaram à coluna se, com novo cargo, ele se mudaria para o Vaticano, dom Jaime explica que continuará morando no RS.



