
O celular toca, você atende.
Uma gravação se parece com a de uma central de atendimento do seu banco: Diz a voz: "Seu aplicativo foi conectado a outro aparelho e, com isso, poderá fazer saques e outras movimentações financeiras. Digite 1 se foi você; Digite 2, se não foi você - e será transferido para um de nossos especialistas em segurança".
Cuidado: É GOLPE!
Caso você clique na segunda opção, um golpista atenderá, afirmando que, para resolver o assunto, o consumidor deve fazer algumas ações: realizar transação para regularizar o suposto problema; instalar aplicativos de acesso remoto; e solicita dados pessoais, como número de conta e senha.
A Febraban informa que os bancos podem entrar em contato com os clientes para confirmar transações suspeitas, mas nunca solicitam dados pessoais, senhas, atualizações de sistemas, chaves de segurança, pagamentos ou estornos de transações nestes contatos.
Vale lembrar: ao receber uma ligação suspeita solicitando senhas ou dados pessoais, desligue imediatamente e, preferencialmente de outro telefone, entre em contato com os canais oficiais de seu banco.