
O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
Vladimir Putin visitou a região de Kursk, uma das mais antigas cidades russas, nesta terça-feira (20), em sua primeira viagem à área desde que a Rússia anunciou a expulsão das forças ucranianas em abril deste ano. O Kremlin divulgou fotos da visita nesta quarta-feira (21). A agência estatal TASS afirma que o líder realizou uma visita à região fronteiriça na terça-feira (20).
Durante a visita de trabalho, o presidente russo se reuniu com representantes de organizações voluntárias e com o governador em exercício da região, Alexander Khinshtein. Na ocasião, Putin afirmou apoiar a manutenção dos pagamentos mensais às famílias deslocadas que ainda não conseguiram retornar a suas casas.
Na cidade de Kurchatov, o líder russo presidiu uma reunião com os chefes dos governos municipais e visitou o canteiro de obras da Usina Nuclear de Kursk-2, em construção na região.
A visita ocorre após os eventos de agosto de 2024, quando as forças ucranianas realizaram uma incursão surpresa em Kursk, no maior ataque transfronteiriço desde o início do conflito. Embora a Rússia afirme ter expulsado as tropas ucranianas da área nove meses depois, Kiev não confirmou oficialmente a retirada de suas forças da região.