
O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
A primeira-dama da França, Brigitte Macron, juntou-se à campanha da primeira-dama brasileira, Janja da Silva, contra o bullying infantil digital. Em um vídeo publicado nesta segunda-feira (19) nas redes sociais de Janja e da campanha Faça Bonito — iniciativa nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes —, a francesa destacou a importância de proteger crianças e adolescentes no ambiente digital.
No vídeo, Brigitte agradece a Janja pelo convite para compartilhar as boas práticas implementadas na França para proteger a saúde física e mental das crianças e combater o assédio e a violência cibernética.
— Querida Janja, há alguns dias você me ligou e me contou a história comovente de uma menina de oito anos que morreu no Brasil após inalar desodorante spray durante um desafio nas redes sociais. Infelizmente, esta tragédia não é isolada. Estamos diante de um flagelo global e devemos fazer todo o possível para proteger ativamente nossas crianças e adolescentes no mundo digital.
Entre as iniciativas apresentadas por Brigitte está a plataforma 3018, criada para combater a violência cibernética. Disponível há vários anos como site, número de telefone e aplicativo, a plataforma permite que adolescentes denunciem qualquer conteúdo de assédio, como fotos, vídeos ou comentários ofensivos. As denúncias são processadas de forma ágil, com respostas em poucas horas.
— Juntos somos mais fortes. Obrigada. Viva a amizade franco-brasileira.