
A jornalista gaúcha Fernanda Zaffari assumiu como vice-presidente da Foreign Press Association (FPA), em Londres.
Fundada em 1888, a entidade é a mais antiga associação de jornalistas estrangeiros do mundo e reúne 500 membros permanentes, correspondentes internacionais de 60 países - 300 órgãos de imprensa diferentes. A FPA auxilia o trabalho dos profissionais no Reino Unido, com credenciamento, acessos ao parlamento, ao governo e em eventos inclusive da família real.
— Eu me sinto muito honrada de fazer parte da direção e agora ter sido eleita vice. Sou a única representante da América Latina na diretoria. Isso faz a diferença e, ao mesmo tempo, é sinônimo de muita responsabilidade — disse Fernanda à coluna.
A jornalista, que trabalhou como colunista de Zero Hora, mora em Londres há 10 anos.
Fernanda conta que a associação foi criada à época em que o país estava mobilizado acompanhando as notícias sobre os crimes do serial killer Jack, o Estripador. Um grupo de jornalistas estrangeiros enfrentava dificuldades para acessar fontes na capital. Então, criaram a entidade.
Ela reflete que os desafios atuais da imprensa profissional são globais, como a garantia da liberdade de expressão, os questionamentos sobre os limites de legislação, posicionando em relação às "fake news".
É possível acompanhar o trabalho de Fernanda em @fzaffari nas redes sociais.