
Uma das instituições mais tradicionais do ensino de inglês vai voltar a se expandir. Fundado há 87 anos com participação do escritor Erico Verissimo, o Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano vai deixar sua atual sede no centro de Porto Alegre.
A nova estrutura será divida: a parte pedagógica vai ficar no Bom Fim, em unidade comprada da escola de idiomas Yázigi. O novo centro administrativo será instalado em uma sala na Associação Comercial de Porto Alegre, no Centro Histórico de Porto Alegre.
O Instituto Cultural tinha déficit anual superior a R$ 1 milhão, até o atual presidente Paulo Afonso Pereira iniciar processo de reestruturação em janeiro de 2024. Agora, a instituição tem quadro superavitário.
— Quando assumi, não tínhamos nenhum contrato em vigência, não tínhamos nenhum aluno. Ao fim de 2024, já estávamos com cerca de cem matrículas. A meta para 2025 é duplicar o número — diz Pereira.
O atual prédio do Instituto Cultural será alugado pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre.
Da dificuldade à expansão
Além de Porto Alegre, o plano de expansão inclui a abertura de pelo menos cinco novas unidades até o final de 2027. A primeira região em estudo é o Vale dos Sinos, com destaque para Novo Hamburgo.
A instituição também vai retomar o programa Education USA, serviço de aconselhamento que será oferecido de forma gratuita para estudantes interessados em cursar Ensino Superior nos Estados Unidos.
*Colaborou João Pedro Cecchini