
Pouco mais de um ano depois da enchente de 2024, há gaúchos desamparados, desalojados e desesperançados. E desta vez, não por um dilúvio, apenas por uma "chuva acima da média", como se indignou, de forma justa, o colega Paulo Germano.
Então, se dependemos outra vez da bondade alheia, parafraseando um clássico do teatro, ainda bem que ainda há. O Movimento União BR, que foi ativo desde setembro de 2023 no Estado, já mobilizou recursos do seu fundo próprio e recebido de doações de empresas privadas para apoiar 18 mil pessoas em situação de vulnerabilidade.
A central que atua em emergências já prepara a doação de mantas, cestas básicas, kits de higiene e de limpeza, além de comida desidratada de preparo rápido, garantindo assistência imediata às pessoas afetadas.
O Movimento União BR segue atuando de forma contínua no Estado, com ações focadas em habitação, saúde e educação. Nesse período, mais de 400 mil pessoas já foram impactadas pelas ações da entidade, em parceria com organizações locais e autoridades públicas. Neste novo momento de emergência, a agilidade e eficiência da rede articulada pela entidade volta a ser essencial.
A resposta emergencial tem apoio de empresas parceiras como Instituto Far Hinode, Ambev, Seguradora Zurich, Zurich Santander (Previdência) e Grupo Boticário, que reafirmam o compromisso com a solidariedade e o apoio à população gaúcha.