O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço
As nomenclaturas dos mais altos cargos empresariais – tradicionalmente derivadas do inglês – moldam uma das peculiaridades dessa espécie de vocabulário utilizado pelos executivos do país. De tempos em tempos, surge alguma expressão da moda que mais tarde deixa de existir e dá espaço para outro conceito. Entre as funções da hierarquia organizacional, cada vez mais específicas, não é diferente e desafiam os recrutadores.
Novas siglas, como CHRO, CTO, CRO, CPO e CHO, identificam atribuições distintas e que chegam com tudo ao mercado por imposição do tempo atual, em razão da tecnologia, da mudança de perfil no ambiente empresarial e, sobretudo, a necessidade de inclusão das diversidades.
Muitos desses cargos acabam por influenciar a transformação das culturas e a gerar novos posicionamentos. É que diz o Felipe Ribeiro, sócio e cofundador da Evermonte Executive Search, uma empresa especializada no recrutamento dos chamados C-level, em referência ao “C” de chefe que inicia cada uma das siglas.
– E o profissional responsável pelo recrutamento precisa compreender com precisão o que se espera de cada vaga, caso contrário, o processo pode resultar em erros – avalia
Conheça os cargos executivos que surgiram nos últimos anos e ganham relevância no mercado
- 1) CHO (Chief Happiness Officer): Uma das novas cadeiras que mais gera curiosidade no mercado. Este profissional é responsável por garantir a satisfação e bem-estar dos colaboradores e um ambiente de trabalho positivo. Também cria programas de desenvolvimento de carreira e resolve conflitos internos. Este cargo ainda é relativamente raro, e é mais comum em empresas de tecnologia e financeiras com perfil jovem.
- 2) CHRO (Chief Human Resources Officer): A cadeira de recursos humanos alcançou um grau muito importante nas organizações desde o início da pandemia. A sigla surge como reflexo deste novo padrão de mercado, que consolida a posição de grande evidência entre os C-level. O CHRO também é responsável por promover a cultura de inclusão e diversidade, políticas empresariais que estão em voga no mercado corporativo.
- 3) CTO (Chief Technology Officer): O profissional lidera a estratégia tecnológica, promove alinhamento com o negócio, supervisiona o desenvolvimento de novas tecnologias e garante a segurança da informação. Muito comum em empresas de tecnologia, o cargo está crescendo em outras empresas que passam por transformações digitais. Inclusive, algumas companhias utilizam a sigla para descrever a função de Chief Transformation Officer.
- 4) CRO (Chief Revenue Officer): Este cargo é responsável por todo o ciclo comercial, incluindo estratégia e execução comercial e departamento de marketing. É uma posição que vem ganhando relevância devido à importância da diversificação de geração de receita para empresas.
- 5) CDO (Chief Digital Officer): Este cargo é responsável por liderar a transformação digital da empresa, alinhando o processo a tendências do mercado e implementando soluções digitais. O CDO é semelhante ao CTO, mas tem um foco maior na digitalização do negócio como um todo.