
O Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade) aprovou a venda da operação do Walmart pelo fundo de investimentos Advent. A decisão está publicada nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da União. Com a decisão, a Advent está autorizado a implantar sua gestão na rede de 438 hípers e supermercados no Brasil, um quarto da qual fica no Rio Grande do Sul. No Estado, fica a agora segunda maior rede de varejo sob o controle do grupo, a Quero-Quero, comprada pelo fundo em outubro de 2010. A rede tem mais de 260 lojas, também em Santa Catarina e no Paraná.
A Advent assume 80% do controle do Walmart no Brasil, que inclui as marcas Nacional e Big, no Rio Grande do Sul, mais as empresas Veraneio e Bompreço. O Grupo Walmart Global, da família Walton, mantém os 20% remanescentes. O negócio foi fechado sem pagamento da Advent ao Walmart. O fundo repassará, a título de pagamento, parte dos resultados das operações no país. Patrice Etlin, sócio do Advent, disse que serão aplicados "alguns bilhões de reais" em dois anos. A gestão que tocava a rede até agora tinha um plano bilionário de renovação das lojas.
No Estado, a Advent também tem a Fortbras, rede de reposição de autopeças comprada em em 2016, a partir de um núcleo do interior gaúcho. Na época, o presidente do Advent, Wilson Rosa, disse à coluna que a intenção era iniciar a consolidação do segmento, muito diluído no Brasil, mas que representava negócios de R$ 35 bilhões. O Fortbras reuniu cinco empresas, entre as quais a Soma e a Pegasus, ambas nascidas em Serafina Corrêa.
Fundado em 1984, o Advent International é um dos maiores fundos de private equity (especializado em compras de participações acionárias em empresas) do mundo. Tem escritórios em quatro continentes e investimento acumulado de US$ 40 bilhões em mais de 335 empresas em 41 países.
No Brasil, ainda tem fatias relevantes nos grupos de ensino Kroton e Estácio, na Restoque/Dudalina, na empresa dona dos restaurantes Viena, que deve absorver a Sapore, e na rede de free shops Brasif e em parques como o das Cataratas do Iguaçu. Uma característica de fundos de private equity,como o Advent, especializados em comprar e vender empresas, é adquirir, elevar o retorno do negócio com mudanças na gestão e consolidação de atividades, e revender com bom lucro.