
De uns tempos pra cá tudo virou “inteligência artificial”. As IA’s se multiplicam e se reinventam a todo instante. A febre da vez é a criação de vídeos bem realísticos usando essa tecnologia que consiste em, basicamente, dar comandos e criar até programas de TV com apresentadores totalmente digitais.
Se você é uma pessoa conectada certamente já viu por aí a Marisa Maiô, o PsiQue, A Falsineida e vários outros programetes que imitam situações que, de fato, já aconteceram muitas vezes em programas de verdade.
O interessante dessa tecnologia é que na última semana praticamente tudo que surgiu foi pra assistir e rir. Tem funcionado como sátira moderna ao próprio meio de produção audiovisual. São utilizados clichês a todo instante.
Eu mergulhei nesse universo dos vídeos criados por IA. Gostei muito de vários deles, principalmente da divulgação de uma festa de São João de uma pequena cidade do Nordeste. Toda a criação no mundo digital acaba saindo bem mais em conta do que produzir, gravar, editar, finalizar um produto daqueles no mundo real.
Há aí um alerta importante: o aumento considerável da cobrança por agilidade dos profissionais criativos do mercado. O prazo para entrega de demandas tem sido cada vez menor e, com a inteligência artificial ganhando terreno, logo ali vamos ter que produzir mais, mais e mais. Uma busca incessante pela produtividade, que nada mais é do que a precarização da força de trabalho.
Mas há que se fazer algumas considerações. A mais importante delas é que a inteligência artificial pode ser uma grande aliada. Com ela nosso dia aumenta, ganhamos tempo para fazer coisas que são mais difíceis de resolver. Nosso foco vai para as tarefas mais importantes.
Eu uso uns cinco programas diferentes que me dão a possibilidade de optar por qual IA vou começar o dia. Qualquer dúvida que eu tenha, lá vou eu pedir alguma explicação. Quando quero resumir longos textos de emails e até pensar em algum cruzamento de ideias para chegar a um pensamento crítico sobre algo a IA se torna um caminho rápido e descomplicado para aprender coisas novas.
Entender essa ferramenta é algo indispensável para os profissionais do nosso tempo. Não tente lutar contra essa maré. Conhecimento sobre IA, habilidade para usar a IA e capacidade de refletir sobre os avanços das IA’s são as chaves para acessar esse novo universo.