
O clube que mais aproveita jovens brasileiros joga bem longe daqui. Aliás, nem joga em casa. A chegada de Gabriel Carvalho, 19 anos feitos na segunda-feira (17), aumentou para 13 o número de brasileiros no clube.
Mesmo com o país em guerra, o Shakhtar retomou com força a estratégia de buscar aqui nossos jovens talentos. Tirando o zagueiro Marlon, de 30 anos, e o meia Pedrino, 28, todos os demais têm menos de 24 anos.
Veja a lista:
Lateral
- Vinicius Tobias, 22 anos
- Pedro Henrique, 24 anos
Volante
- Marlon Gomes, 22 anos
Meia-atacante
- Eguinaldo, 22 anos
- Newerton, 21 anos
- Isaque, 19 anos
- Alisson Santana, 20 anos
- Lucas Ferreira, 20 anos
Atacante
- Ryan Roberto, 18 anos
- Bruninho, 17 anos
- Kauã Elias, 20 anos
- Luca Meirelles, 19 anos.
Nenhum clube brasileiro, nem mesmo aqueles que são reconhecidos formadores, contam com tantos jovens.
Claro que a fortuna do dono ajuda a reunir tantas promessas. Rinat Akhmetov é também proprietário da System Capital Management (SCM), a maior empresa de investimentos da Ucrânia.
Ele faz do Shakhtar uma amostra mundial de que a Ucrânia é um país aberto para receber investidores e seus projetos, apesar da guerra que recrudesceu com os ataques em janeiro de 2022.
A partir do ano passado, Akhmetov voltou a apostar forte na compra de jovens brasileiros. No começo da década passada, o Shakhtar havia virado uma embaixada brasileira na Ucrânia. Em 2014, quando a Rússia iniciou os ataques na Crimeia, um dos primeiros alvos foi a Arena Donbass, o moderno estádio do clube em Donetsk.
O Shakhtar se mudou para Kiev. Com a guerra se ampliando, passou a jogar em Lviv, na fronteira, os jogos domésticos e na Polônia, Eslovênia e até na Alemanha as Copas continentais.
Campeão da Ucrânia na temporada passada, o Shakhtar está garantido na fase de grupos da Liga dos Campeões e anunciou que mandará suas partidas em Stamford Bridge, em Londres, casa do Chelsea.
A explicação é óbvia. A SCM de Akhmetov é a patrocinadora master do clube inglês. Logo, o Shakhtar e sua gurizada brasileira estarão em casa em Londres.
📩 Receba as principais notícias do Grêmio direto no seu e-mail. Clique aqui e inscreva-se na newsletter do Tricolor.
📩 Receba as principais notícias do Inter direto no seu e-mail. Clique aqui e inscreva-se na newsletter do Colorado.





