
As dificuldades parecem sem fim, assim como a instabilidade defensiva. O Grêmio ainda busca seu caminho sob as ordens de Mano Menezes e tenta, pelo menos até a parada de junho, evitar estragos maiores. A pausa para o Mundial de Clubes virou o portal de quem ainda tenta se afirmar nesta temporada.
Por todo esse cenário, são normais as oscilações deste Grêmio. O time que ganha sem convencer do Santos sofre contra o Grau, impressiona pelo segundo tempo com o Bragantino e, por fim, assusta pela reprise de erros contra o Godoy Cruz.
É por esse eletrocardiograma que, nesta noite de sábado (17), é possível esperar uma atuação que surpreenda de forma positiva contra o São Paulo. Não só pela oscilação, mas pelo desenho do jogo.
O São Paulo da Brasileirão é um time pressionado e que só ganhou uma vez. Precisará sair ao ataque e deixará espaços para o Grêmio usar o melhor do modo Mano Menezes, a transição rápida e o contra-ataque.
Se conseguir evitar as barbeiragens defensivas, há uma chance de o Grêmio esperar alguma coisa do sábado à noite, parafraseando o sucesso do Cidade Negra.