A Avenida Salgado Filho fez parte do plano de modernização de Porto Alegre na gestão do prefeito José Loureiro da Silva. Em 14 de novembro de 1940, quando inaugurada, o nome era outro: Avenida 10 de Novembro. A denominação fazia referência à data do golpe que, em 1937, deu início ao Estado Novo.
O presidente da República, Getúlio Vargas, participou da entrega da obra. Ele veio à capital gaúcha para uma série de celebrações, incluindo também a inauguração da Avenida Farrapos.
A abertura da Avenida 10 de Novembro exigiu desapropriação e demolição de prédios. Num primeiro momento, ficaram algumas aberrações arquitetônicas. As fachadas de muitos imóveis não estavam voltadas para a nova avenida, mas para as ruas transversais. Posteriormente, esses prédios também foram destruídos e deram lugar a edifícios altos, transformando a paisagem do Centro.

A avenida foi concebida com 30 metros de largura e arborização, ligando as avenidas Borges de Medeiros e João Pessoa. Ela desafogou o trânsito numa época em que a frota de veículos de Porto Alegre estava em expansão.
Em uma publicação sobre as realizações de Loureiro da Silva, o jornal Diário de Notícias destacou que a obra também "veio contribuir para que, numa larga zona, bem no coração da cidade, haja a maior ventilação e sejam substituídos velhos pardieiros".
Em 1951, o nome foi alterado para Avenida Senador Salgado Filho, em homenagem ao político gaúcho Joaquim Pedro Salgado Filho, morto em acidente aéreo.
Becos da Cadeia e do Trem
A Salgado Filho, antes de ser uma bonita avenida, já foi beco e travessa. No livro Porto Alegre: Guia Histórico, Sérgio da Costa Franco conta que, durante muito tempo, o trecho entre a Santa Casa e a Rua do Rosário (atual Rua Vigário José Inácio) foi chamado de Beco da Cadeia ou Travessa da Cadeia Velha. Os moradores faziam referência à localização da primeira cadeia pública da cidade.
Em 1876, a Câmara Municipal renomeou a via como Travessa Dois de Fevereiro, em alusão ao início do bloqueio de Montevidéu pelas forças brasileiras em 1865.
Outro trecho era conhecido como Beco do Trem, uma estreita ligação bloqueada na metade do século 19 entre a Rua do Rosário e a Rua de Bragança (Rua Marechal Floriano), após disputa judicial sobre a propriedade de terreno.
Conheça a história de ruas e avenidas de Porto Alegre
- 24 de Outubro
- Andradas/Rua da Praia
- Azenha
- Conceição
- Duque de Caxias
- Edgar Pires de Castro
- Farrapos
- General Câmara/Ladeira
- João Pessoa
- José de Alencar
- Júlio de Castilhos
- Lima e Silva
- Mário Totta
- Praia de Belas
- Protásio Alves
- Riachuelo
- Santana
- Sertório
- Sete de Setembro
- Três Meninas
- Voluntários da Pátria




