Inaugurado em 1928, o Cine-Theatro Capitólio foi o ganha-pão de muitas famílias em Porto Alegre. Bilheteiros, porteiros, cartazistas, operadores cinematográficos, zeladores, gerentes, lanterninhas, baleiros e outros profissionais suavam para permitir a diversão do público no imponente prédio da esquina da Avenida Borges de Medeiros com a Rua Demétrio Ribeiro. O cinema, que fechou as portas em 1994, está na memória afetiva dos antigos frequentadores e, em especial, dos ex-funcionários e de seus familiares.
No icônico prédio do Centro Histórico, a Cinemateca Capitólio inaugura neste sábado (11), às 18h, a exposição Os Trabalhadores do Cinema Capitólio, que ficará aberta à visitação gratuita até 11 de fevereiro de 2026. A mostra, que faz uma homenagem aos ex-funcionários, tem pesquisa e curadoria da historiadora Alice Dubina Trusz.
O projeto reúne documentação administrativa e contábil preservada, fotografias, memórias orais e anúncios publicitários. A exposição apresenta as profissões essenciais para o funcionamento dos antigos cinemas de rua.
A pesquisa partiu do acervo do Centro de Documentação e Memória da Cinemateca Capitólio, especialmente dos registros da administração do cinema durante as décadas de 1930 a 1960. A preservação da documentação empresarial permitiu a identificação dos trabalhadores e das atividades. É o caso, por exemplo, de Zulmira Antonini, que atuou como zeladora, morando no emprego com os filhos nos anos 1940.

Além de recuperar aspectos da trajetória de ex-funcionários, a exposição busca estimular a reflexão sobre a experiência social dos cinemas de rua, espaços que marcaram a vida cultural das nossas cidades no passado.
A Cinemateca Capitólio funciona no prédio histórico que sediou o antigo cinema, na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, esquina com a Avenida Borges de Medeiros.
Exposição Os Trabalhadores do Cinema Capitólio
- Abertura: 11 de outubro de 2025, às 18h
- Duração: 11 de outubro de 2025 a 11 de fevereiro de 2026
- Visitação: terças a domingos: das 14h30 às 19h
- Entrada franca
- Local: Cinemateca Capitólio, na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, Porto Alegre



