
Em 24 de janeiro de 1890, Luiz da Silveira Nunes publicou propaganda do Arraial da Glória, em Porto Alegre. O empreendedor vendia terrenos no entorno da Estrada da Cascata, atual Avenida Oscar Pereira. No jornal A Federação, ele anunciou que o nome da localidade era uma homenagem à "gloriosa" Proclamação da República em 1889.

O proprietário da área também divulgou que estava traçada uma praça onde seria construída uma capela com invocação à Nossa Senhora da Glória. Nunes e familiares negociavam os terrenos que herdaram do pai, Manuel da Silva Nunes, o conhecido Manduca Nunes.
Custeada pela comunidade e liderada pelo loteador, a capela foi construída em 1894. Em pouco tempo, ficou pequena para o número de fiéis que chegavam ao arraial. Em 1916, foi iniciada a obra da nova igreja.
Em 1895, o Coronel Manoel Py comprou parte das terras da família Nunes. No livro Porto Alegre: Guia Histórico, o historiador Sérgio da Costa Franco conta que o capitalista promoveu, já em 1896, o loteamento da Rua General Gomes Carneiro e suas transversais, além de levar para o Arraial da Glória os trilhos de bonde da Cia. Carris Porto-Alegrense.
A linha de transporte coletivo até a praça da capela colaborou para a ocupação da zona, hoje formada pelos bairros Glória, Cascata, Cel. Aparício Borges e Medianeira.






