Com quase 500 mil moradores, Caxias do Sul é a segunda maior cidade do Rio Grande do Sul. O território na Serra já teve várias denominações: Campo dos Bugres, Colônia Fundos de Nova Palmira, Colônia Caxias, Sede Dante, Vila de Santa Tereza de Caxias e Caxias. O nome Caxias do Sul foi adotado em 1944 para evitar confusão com outro município chamado Caxias, no Maranhão.
No 10º episódio da temporada do programa Aconteceu no RS, já disponível no canal de GZH no YouTube, a socióloga e doutora em história Vania Herédia revela o passado da maior cidade fundada por imigrantes italianos no Rio Grande do Sul. Os colonos chegaram a partir de 1875 à Colônia Fundos de Nova Palmira, um grande território que deu origem a vários municípios na Serra. Caminho de tropeiros, a região era ocupada anteriormente por povos indígenas.
No planejamento inicial, a sede da colônia ficaria em Nova Milano, que hoje é um distrito de Farroupilha, mas um ponto mais centralizado foi escolhido para facilitar a distribuição dos colonos nos lotes. Em 1877, já foi adotado o nome Colônia Caxias.
Em rápida evolução, em 1880, a colônia foi dividida em três sedes: Caxias, Nova Milano e Nova Trento. O povoado de Caxia passou a denominar-se Sede Dante.

A área urbana cresceu no entorno da Catedral Santa Teresa, da Praça Dante Alighieri e da Rua Grande, atual Avenida Júlio de Castilhos. Em 1884, a Sede Dante virou o quinto distrito do município de São Sebastião do Caí, com o nome alterado para Freguesia de Santa Tereza de Caxias.
Em 20 de junho de 1890, os italianos conseguiram a emancipação. O novo nome foi Vila de Santa Tereza de Caxias. A produção rural, o comércio e as florescentes indústrias fizeram a zona colonial prosperar. Durante visita no final do século 20, o presidente do Rio Grande do Sul, Júlio de Castilhos, disse que era a "Pérola das Colônias".
Em 1910, chegou o trem e ocorreu a elevação à categoria de cidade. O nome passou a ser apenas Caxias, até que decreto de 1944 incluiu "do Sul". O município preserva as raízes italianas da imigração e não parou de crescer.
A temporada do programa Aconteceu no RS sobre os 150 anos da imigração italiana no Estado tem novos episódios às segundas-feiras, ao meio-dia, no canal GZH no YouTube. Você também pode ouvir na Rádio Gaúcha aos sábados, às 23h30.
Assista aos episódios anteriores da temporada do Aconteceu no RS:
- Por que imigrantes italianos vieram ao RS em 1875
- Nova Milano: a história dos pioneiros do berço da imigração italiana no RS
- Quarta Colônia: como foi a colonização italiana na região central do RS
- Italianos em Porto Alegre: festa da uva, Cidade Baixa e outras histórias da imigração
- Entenda a tradição da uva e do vinho na colonização italiana no RS
- Cozinha separada, banheiro longe e porão: como eram as casas dos colonos italianos
- Escolas nas colônias italianas no RS: saiba o que as famílias exigiam dos professores
- A viúva, a solteira e as cartas: as histórias de mulheres na imigração italiana no RS
- Polenta, galeto e massa: a história da gastronomia na imigração italiana no RS