
Gigante do varejo brasileiro, a Lojas Renner S.A. comemora 60 anos. Em 10 de junho de 1965, foi constituída a empresa, separada do Grupo A. J. Renner. A rede estava com seis lojas no Rio Grande do Sul. A história do braço de varejo da indústria têxtil Renner começou muito tempo antes.
A Revista do Globo publicou, em edição de 1939, a trajetória das lojas abertas pelo industrial Anton Jacob Renner, proprietário de fábrica de roupas no bairro Navegantes, em Porto Alegre. Em julho de 1922, ele inaugurou a primeira filial no centro da cidade, em modesto prédio da Rua Vigário José Inácio. O imóvel tinha apenas duas portas, sendo uma transformada em vitrine.
O aumento da produção da fábrica exigiu mais espaço para o setor de vendas. Em 1924, foi adquirido um prédio ao lado da loja, destinado ao depósito de mercadorias.
Em pouco tempo, a loja voltou a ficar pequena. Em 1932, foi construído um edifício na Avenida Otávio Rocha, esquina com a Rua Dr. Flores, um movimentado ponto da cidade. O prédio foi ampliado em 1935, depois da aquisição de terreno vizinho. Em 1939, a Renner vendia suas roupas em quatro filiais - uma em Porto Alegre, duas em São Paulo e uma em Santos -, além das lojas de terceiros.
O bonito Edifício Renner virou referência no centro de Porto Alegre. Nos anos 1940, passou a ser uma loja de departamentos, ampliando a linha de produtos. O tradicional edifício foi destruído por incêndio em 1976. A Lojas Renner continua no ponto, mas em outro prédio, construído após a tragédia.
A. J. Renner fez parte de grupo que abriu pequena fábrica têxtil, em 1911, em São Sebastião do Caí, com o nome Frederico Engel & Cia. Em 1912, aos 28 anos, assumiu a direção, trocando a razão social para A. J. Renner & Cia.
O jovem empreendedor, com apoio do sogro Christian Jacob Trein e do concunhado Frederico Mentz, conseguiu aumentar o capital e obter crédito para melhorar a produção. Em 1914, começou a construção dos primeiros pavilhões no bairro Navegantes, em Porto Alegre, para a transferência da empresa, concluída dois anos depois.

Após sucesso da Capa Ideal, produto que fez o negócio prosperar, a empresa instituiu alfaiataria no início da década de 1920. Uma rede de revendedores exclusivos oferecia roupas por catálogo.
A Lojas Renner S.A. tornou-se uma empresa de capital aberto em 1967, dois anos após a constituição. A varejista tem hoje em torno de 680 lojas (Renner, Camicado, Youcom e Ashua), além de pontos de venda no Uruguai e na Argentina.