O Rio Grande do Sul já teve a maior indústria de televisores do Brasil. O aparelho da marca Admiral foi o primeiro de muitas famílias. Em parceria com a norte-americana Admiral, a Springer fabricava os equipamentos em Porto Alegre e, depois, em Canoas. A indústria aproveitou o mercado aberto pela inauguração da TV Piratini, em 1959.
A Sociedade de Comércio e Refrigeração Springer estava associada à Admiral desde 1957. Fundada em 1934 por Charles Springer, inicialmente, a empresa de Porto Alegre apenas vendia refrigeradores e outros produtos, além de ter uma oficina para consertos. Depois de sete anos, a firma virou indústria de refrigeradores comerciais.
Sob liderança de Paulo Vellinho, ex-vendedor autônomo da empresa, passou a fazer geladeiras residenciais na década de 1950. Ele transformou a Springer em gigante da indústria nacional.
Em 1958, a Springer lançou o primeiro aparelho de ar-condicionado de janela da América Latina. A Admiral já produzia televisores nos Estados Unidos e não demorou para a novidade chegar ao mercado brasileiro.

Os negócios foram divididos entre a Refrigeração Springer S.A. e a Telespring S.A., encarregada dos televisores. Desde 1959, a Springer estava com nova fábrica na Rua Olavo Bilac, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre.

A Telespring lançou vários modelos de televisores. O primeiro foi o Visão Integral, apresentado em programa da TV Piratini em 1960. Em 1963, nasceu o modelo Aquarela, o primeiro portátil da América do Sul. Em 1964, a indústria produziu 22 mil aparelhos. Na época, era a maior fábrica de televisores do Brasil.
Em 1967, a fábrica, que já estava em Canoas, tinha capacidade de produzir cinco mil televisores por mês. Uma área de 18 hectare recebeu todas as unidades do grupo Springer-Admiral. Na Copa de 1974, Zagallo, o técnico da seleção brasileira, foi o garoto-propaganda do televisor.
Devido ao fim do contrato com a Admiral, a Springer começou a produzir em Manaus, em 1977, a TV National, que passou a ser Panasonic em 1992. Em 2001, a Springer vendeu sua participação na Panasonic da Amazônia.
Em Canoas, o complexo industrial não produziu mais televisores. Em 1983, a Springer se uniu à Carrier, virando Springer Carrier S.A.. Em 2011, a chinesa Midea e a Carrier se associaram. Hoje, a Springer é uma das marcas de condicionadores de ar.
Conheça a história de outras indústrias:
- Cervejaria Bopp
- Cervejaria Continental
- Cervejaria Christoffel
- Cervejaria Polar
- Chapéu Kessler
- Chocolate Haenssgen
- Chocolate Neugebauer
- Companhia Fábrica de Vidros Sul-Brazileira
- Fábrica Rio Guahyba Fiação e Tecelagem
- Fogão Geral
- Fogão Wallig
- Fruki
- Gaita Veronese
- Gerdau
- Geladeira Steigleder
- Mercur
- Moinho Germani
- Mu-Mu
- Pastelina
- Pepsi
- Rádio Teleunião
- Renner
- Todeschini
- Tramontina
- Ventilador Martau
- Xalingo