Depois das colônias na Serra e na Região Central, imigrantes italianos e seus descendentes ocuparam outras áreas do Rio Grande do Sul. Em busca de novas terras, ao longo do século 20, avançaram pelo Brasil, até a Amazônia. No 12º episódio da temporada do programa Aconteceu no RS, já disponível no canal de GZH no YouTube, o historiador e professor Cesar Augusto Prezzi relata o processo contínuo da colonização italiana.
Nos primeiros 10 anos após a chegada à Serra, entre 1875 e 1885, colonos ocuparam principalmente o lado esquerdo do Rio das Antas, formando as "velhas colônias" como Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Garibaldi. No período seguinte, até 1900, avançaram para o lado direito do Rio das Antas, fundando e ocupando áreas como Antônio Prado, Veranópolis, Nova Prata e Guaporé.
— As primeiras famílias eram grandes, de 10 a 15 filhos. Quando casavam e saíam de casa, os filhos precisavam de novas terras — explica Prezzi.
Entre o final do século 19 e o início do século 20, a primeira geração de descendentes dos imigrantes já buscava novas terras. Eles foram morar no norte do Estado, em municípios como Erechim e Passo Fundo, e na região das Missões. Nestas áreas, as colônias se formavam com a presença de outras etnias, como alemães e poloneses.

O processo de colonização não parou. Até 1920, com gaúchos de outras origens, ocorreu a ocupação do oeste de Santa Catarina. Filhos e netos dos primeiros imigrantes avançavam no território brasileiro. Entre as décadas de 1930 e 1950, a expansão alcançou o estado do Paraná.
A última etapa foi a ampliação das áreas agrícolas do Centro-Oeste e do Norte do País. Como os avós e bisavós que vieram da Itália, os colonizadores do século 20, em um processo de migração interna, buscaram terra e ascensão econômica, contribuindo para transformar o Brasil em potência mundial do agronegócio.
Você poderá ouvir a entrevista na Rádio Gaúcha no próximo sábado, às 23h30. O episódio encerra a temporada do Aconteceu no RS sobre os 150 anos da imigração italiana no Estado.
Assista aos episódios anteriores da temporada do Aconteceu no RS:
- Por que imigrantes italianos vieram ao RS em 1875
- Nova Milano: a história dos pioneiros do berço da imigração italiana no RS
- Quarta Colônia: como foi a colonização italiana na região central do RS
- Italianos em Porto Alegre: festa da uva, Cidade Baixa e outras histórias da imigração
- Entenda a tradição da uva e do vinho na colonização italiana no RS
- Cozinha separada, banheiro longe e porão: como eram as casas dos colonos italianos
- Escolas nas colônias italianas no RS: saiba o que as famílias exigiam dos professores
- A viúva, a solteira e as cartas: as histórias de mulheres na imigração italiana no RS
- Polenta, galeto e massa: a história da gastronomia na imigração italiana no RS
- Caxias do Sul: a história da maior cidade da colonização italiana no RS
- Talian: conheça a língua da colonização italiana no RS