
Em edição de 1943, a Revista do Globo publicou uma velha fotografia para recordar dos passeios do passado. A imagem apresenta um grupo de "touristas" de Porto Alegre. Eles estavam na estalagem de Manoel Joaquim Carvalho, o Carvalhinho, em Viamão.
Pela descrição na revista, era "uma excursão típica", realizada "mais de trinta anos" antes. O ônibus é provavelmente o primeiro de Porto Alegre.
O grupo era formado por pessoas da elite, como os empresários Hemetério Mostardeiro, José Bertaso e Alberto Bins, que seria mais tarde prefeito da capital gaúcha. A Revista do Globo citou que Viamão era, "naqueles bons tempos, a Meca dos touristas de Porto Alegre".
O jornal A Federação noticiava frequentemente na seção esportiva as excursões em automóveis. Em edição de 2 de março de 1912, descreveu um passeio de sete veículos até a estalagem do Carvalhinho, incluindo um "autobus Gaggenau". O texto cita a presença de Mostardeiro, Bertaso, Bins e outros que também constam na legenda da foto reproduzida três décadas depois pela Revista do Globo.
O jornal ainda revelou que o "amador João Ferraz armou a tripeça e começaram as provas photographicas". Em Viamão, os excursionistas encontraram grupos que voltavam em diligências de Cidreira. A foto acima pode ser deste encontro em 1912.
No início daquele ano, a Garage Porto Alegrense recebeu o ônibus Gaggenau com capacidade para 24 pessoas. A empresa de transportes passou a fazer viagens para vários destinos nos arredores de Porto Alegre.
A viagem de automóvel entre Porto Alegre e Viamão durava em torno de uma hora, em estrada arenosa e irregular. A estalagem ficava no caminho para o Litoral, entre o centro de Viamão e o Passo do Vigário. Era um ponto de parada dos viajantes, que aproveitavam para tomar café com pão e queijo.