
Um lindo casarão do bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, ganhou vida nova. Após a conclusão das obras de restauro, a residência número 229 da Rua Santo Inácio virou sede da Woss Incorporadora. O prédio foi projetado nos anos 1920 por um arquiteto alemão, ferido em guerra e que veio ao Brasil após desilusão amorosa.
O arquiteto Karl Adolph Heinrich Siegert (1889-1961) chegou a Porto Alegre em 1923. Filho de professor da faculdade de arquitetura, ele ficou gravemente ferido durante a 1ª Guerra Mundial. Depois de longo período de hospitalização, se separou da esposa. O desiludido alemão decidiu emigrar.
Durante a viagem ao Brasil, no navio, conheceu o comerciante Carlos Barth Jr., proprietário da famosa loja A Brasileira, que o contratou para construção de casa no Moinhos de Vento. Em 23 de novembro de 1926, foi assinada a planta da mansão de três andares. A imponente construção revelava a pujança dos negócios do empresário.
— A casa é referência no bairro. A implantação da hidráulica promoveu o loteamento daquelas ruas do Moinhos de Vento, que era uma colina descampada nos anos 1920. Os terrenos foram ocupados pelos comerciantes e industriais mais prósperos — explica o arquiteto Evandro Eifler Júnior, responsável pelo projeto de restauro da casa.
A área social ficava no térreo. No segundo andar, estavam os dormitórios. O terceiro pavimento tinha os quartos dos empregados, além de uma sala de brinquedos.
A família Barth vendeu a residência para o hoteleiro Alberto Fett. Em 1936, o empresário Ruggero Micheletto comprou a casa. Os descendentes da família Micheletto residiram na residência até poucos anos atrás.
A casa dos Barth, Fett e Micheletto, na esquina das ruas Santo Inácio e Luciana de Abreu, agora é a Casa Woss.
Conheça a história de outros edifícios e casarões de Porto Alegre
- Palácio do Comércio
- Edifício do Relógio
- Sulacap: o maior e mais suntuoso edifício de Porto Alegre na década de 1940
- Edifício Frederico Mentz
- Edifício Mesbla
- Casarão da Rua Santo Inácio, no Moinhos de Vento
- Edifício Malakoff, o primeiro arranha-céu de Porto Alegre
- Solar Lopo Gonçalves, na Cidade Baixa
- Casa Rosada, o prédio mais antigo de Porto Alegre
- Velho prédio da Caixa Econômica Federal
- Edifício Santa Cruz: o mais alto de Porto Alegre
- Casa Bothomé, no Moinhos de Vento
- Farmácia Carvalho