
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou neste domingo (13) que a inclusão, às vésperas da sessão da Corte que vai analisar a conduta de Alexandre de Moraes, de informações que ainda não constam dos autos, entre elas o conteúdo integral do celular do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, pode "tumultuar o julgamento" e colocar em risco o andamento das investigações. A sessão está marcada para terça-feira (15).
No despacho, Mendonça sustenta que todo o material necessário para o julgamento já está disponível integralmente aos ministros que participarão da sessão. Segundo ele, a inclusão de novos elementos neste momento poderia provocar novos questionamentos e desviar o julgamento de seu objeto.
Em tom mais duro, o ministro afirmou que, assim como "a gravidade dos fatos não autoriza atalhos", também não se pode permitir “subterfúgios ou desvios de rotas” destinados a atender interesses alheios aos da Justiça.
No mesmo documento, Mendonça também pediu ao presidente da Corte, Edson Fachin, que determine a quatro delegados da Polícia Federal que expliquem, em até 24 horas, as circunstâncias e o contexto em que material relacionado à investigação foi encaminhado ao gabinete do ministro. Mendonça afirma haver divergências sobre o episódio e ressalta que não foi indicada decisão judicial que determinasse o envio.
Ele também pediu que os policiais informem se sofreram eventuais constrangimentos durante as investigações.



