
O programa global da IBM para inclusão digital terá Vila Cruzeiro, em Porto Alegre, como um dos focos em território brasileiro. O plano prevê a formação de 30 milhões de pessoas mundialmente, com educação para tecnologia, sendo dois milhões especificamente para a área de inteligência artificial.
Para esta iniciativa, a Vila Cruzeiro está selecionada como um dos locais contemplados. A líder de Responsabilidade Social Corporativa para IBM na América Latina, Flávia Freitas, esteve na região, visitando o Centro da Juventude, acompanhada da secretária de Inclusão Digital, Lisiane Lemos.
— Meu sonho é ver muitas pessoas formadas, habilitadas para fazer do RS um Estado ainda melhor — disse Flávia.
Em âmbito global, a IBM já conseguiu contemplar 16 milhões de pessoas com o programa de inclusão digital até abril deste ano.
Também em Porto Alegre, a IBM oferecerá 7 mil vagas gratuitas para cursos para jovens, através do programa Geração Caldeira.
Parceria entre governo do RS e IBM Brasil
Nesta quinta-feira (15), último dia de agendas nos Estados Unidos, o governo do Estado assinou um protocolo de intenções com a IBM Brasil. O acordo busca ampliar iniciativas voltadas à inclusão digital e à formação de jovens em habilidades tecnológicas. A implementação da parceria, que envolve também a InvestRS, acontecerá por meio do programa global IBM SkillsBuild.
O anúncio foi feito durante visita do governador Eduardo Leite à sede de inovação da empresa, em Nova York.