A coluna tem observado o comportamento de deputados estaduais em primeiro mandato que têm adotado uma postura de consciência e economia em relação aos gastos públicos. Conforme GaúchaZH revelou, a bancada do partido Novo na Assembleia tem sido um dos destaques neste sentido. Outro parlamentar em primeiro mandato que apresentou número que chamaram a atenção em termos de economia de gastos é Juliano Franczak (PSD), conhecido como Gaúcho da Geral. Os dados mostram uma redução de 88% no valor gasto pelo parlamentar com verba de gabinete.
Há, porém, um outro deputado que conseguiu um percentual de economia ainda mais alto: 97% de redução com esta despesa específica. É o deputado Fábio Ostermann, do partido Novo. Na prática, funciona assim: cada deputado tem à disposição no gabinete R$ 16 mil para gastos diversos, incluindo combustível e aluguel de automóveis. Na bancada do partido Novo, Giuseppe Riesgo economizou 88%, assim como o Gaúcho da Geral. Já Fábio Ostermann poupou incríveis 97%.
— Estamos apenas seguindo e levando a sério o nosso compromisso em manter uma atuação de excelência, comprometida com os nossos valores e princípios, dentre os quais está o respeito ao dinheiro do pagador de impostos. Além do mais, se queremos ter a legitimidade para ajudar a sanear as finanças do nosso estado, cortando gastos e extinguindo privilégios, precisamos dar o exemplo na nossa conduta diária — afirmou Ostermann à coluna.
A bancada do Novo, com os deputados Riesgo e Ostermann, assim como o Gaúcho da Geral, não sacaram nenhum diária. Considerando todos os valores disponíveis, a economia da Bancada do Novo foi de R$ 500 mil em dois meses.
Ostermann se disse otimista em relação à postura de novos parlamentares quanto à preocupação com as despesas públicas:
— Estamos gostando de ver que tem vários deputados vendo nisso também uma pauta positiva — avaliou.