
Quem circular por Porto Alegre durante o mês de setembro poderá se deparar com uma cuia de chimarrão de 2,20 metros de altura e cerca de 50 quilos. Ou melhor: com quatro delas.
A partir deste sábado (5), esculturas gigantes inspiradas em um dos símbolos mais conhecidos da cultura gaúcha serão instaladas em quatro pontos emblemáticos da cidade: o Parque Harmomia, o Parque Moinhos de Vento, o Parque da Redenção e a Orla do Gasômetro — inicialmente, haveria uma cuia na Praça da Encol, mas o ponto foi substituído pelo Harmonia.
Batizada de Chima’s Parade, a iniciativa é a principal novidade da terceira edição do Festival Gaúchos, que ocorre entre os dias 5 e 20 de setembro, em paralelo ao Acampamento Farroupilha.
As cuias serão customizadas por artistas locais e formarão um circuito de arte urbana pela Capital durante o período do evento.
O projeto tem curadoria de Vinícius Amorim e artes de Alejandro Arnutti, Bruno Schilling, Paulo Corrêa e Bruna Rison, em parceria com a Pólen – Arte em Movimento.
Neste ano, o Festival Gaúchos terá o Parque Mauricio Sirotsky Sobrinho como ponto de encontro. A churrascaria Cultura Gaúcha — antiga Galpão Crioulo — será a sede oficial do evento e abrigará uma programação gratuita com gastronomia, música, arte e atividades ligadas à cultura do Rio Grande do Sul — sempre de quinta a domingo, das 10h às 22h.
Já em Gramado, onde em 2024 nasceu o Festival Gaúchos, a agenda inclui atividades culturais como o Baile do Borges. Nos dias 12 e 13 de setembro, das 11h às 15h, a Avenida Borges de Medeiros será fechada para receber uma apresentação artística com mais de 100 dançarinos.
Nestes mesmos dias, a Rua Coberta abrigará o Dança Rio Grande, um encontro de grupos e entidades tradicionalistas de diferentes regiões do Estado. Eles apresentarão danças folclóricas gaúchas em uma mostra competitiva.





