A jornalista Camila Bengo colabora com a colunista Juliana Bublitz, titular deste espaço.

Enquanto milhares de porto-alegrenses se reúnem no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho para o Acampamento Farroupilha, um espaço na zona sul de Porto Alegre busca expandir a outra região da cidade os encontros em torno das tradições do Rio Grande do Sul.
A partir desta quarta-feira (2) e até o dia 20 de setembro, o Rancho Tabacaray (Avenida Vicente Monteggia, 2.770) recebe a sétima edição do Piquete El Topador, projeto liderado pelo churrasqueiro e comunicador do Grupo RBS Antônio Costaguta.
— Queremos vivenciar o mês farroupilha da melhor forma possível: ao redor do fogo, com um bom chimarrão, um bom assado e boa música. Para isso, reunimos artistas e profissionais que valorizam a cultura gaúcha em suas diferentes expressões, em um espaço de convivência na Zona Sul — diz Costaguta, o El Topador.
Neste ano, a programação dá especial atenção à cultura missioneira, aproveitando os 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis. Música, gastronomia, artes visuais, artesanato, fotografia, declamação, fogo de chão e ações sociais farão parte das atividades.
A proposta, no entanto, vai além da efeméride e busca apresentar a diversidade de expressões culturais ligadas ao território e à formação da identidade gaúcha.
— A erva-mate, a roda de chimarrão, a poesia, a música, a dança, as oficinas e as exposições se unem para celebrar essa identidade e, ao mesmo tempo, provocar uma reflexão sobre as diversas contribuições históricas que ajudaram a construir o Rio Grande do Sul — afirma o idealizador do piquete.
No leque de atrações musicais estão nomes como Hermanos Guedes, As Maragatas, Os Angüeras, Marinês Siqueira, Érlon Péricles, Ricardo Comassetto e Joca Martins. A música funciona como uma das portas de entrada, mas divide espaço com outras manifestações que ajudam a contar a pluralidade cultural do Estado.
Aos domingos, o espaço realizará almoços com costelão preparado no fogo de chão e outras iguarias típicas da culinária gaúcha, valorizando produtos locais.
Outro destaque da programação são as quartas-feiras sociais. Nesses dias, instituições sociais de Porto Alegre participam gratuitamente de oficinas e experiências gastronômicas.
Para os shows e almoços dominicais, é necessário adquirir ingresso. As entradas estão disponíveis na plataforma Sympla.
Abaixo, confira a programação completa:
3 de setembro — quinta-feira
Palco Luiz Carlos Borges
20h — Show com Hermanos Guedes
6 de setembro — domingo
Espaço Jayme Caetano Braun
11h — Fotografia Missioneira, com Guto Oliveira
Espaço Sepé Tiaraju
12h — Erva-mate: de onde viemos e para onde vamos, com Rafael Becker
Palco Luiz Carlos Borges
12h30 — Apresentação de As Maragatas
10 de setembro — quinta-feira
Palco Luiz Carlos Borges
20h — Show com Os Angüeras
13 de setembro — domingo
Espaço Sepé Tiaraju
11h30 — Oficina de Desossa, com Neto Leal
Palco Luiz Carlos Borges
12h30 — Apresentação de Marinês Siqueira
Espaço Jayme Caetano Braun
13h — Harmonização com Salton
18 de setembro — sexta-feira
Palco Luiz Carlos Borges
20h — Show com Érlon Péricles
20 de setembro — domingo
Espaço Sepé Tiaraju
11h — Oficina de Carijada: Fogo Ancestral, com Rafael Becker
Harmonização com Baden Baden
Palco Luiz Carlos Borges
12h — Apresentação de Ricardo Comassetto
14h — Show com Joca Martins
Espaço Jayme Caetano Braun
13h30 — Escultura Missioneira, com Rossini Rodrigues
Intervenções itinerantes pelo Rancho
13h45 — Juliana Sloma: intervenção poética e compartilhamento da poesia missioneira com o público
16h15 — Folk D’Spora: intervenção de dança entre o público ao som de músicas missioneiras
Ações sociais
2 de setembro — Pão dos Pobres
9 de setembro — FPE
16 de setembro — Aldeia da Fraternidade




