Sabe aquele filme, Cocoon, de 1985? Lembrei dele ao entrar na novíssima Cave Giuseppe Miolo, na tradicional vinícola localizada no Vale dos Vinhedos, na Serra. Nada a ver com alienígenas, mas o espaço tem um quê de filme de ficção científica. Vale a visita.
Ali foram instalados oito ovos de concreto pintados de preto e usados na elaboração dos vinhos da linha Miolo Giuseppe. Durante o tour, a gente faz o que eles chamam de “degustação desconstruída”.
É assim: o visitante prova três amostras do mesmo vinho (Chardonnay DOVV, com denominação de origem do Vale dos Vinhedos), em fases diferentes de elaboração – uma delas retirada dos ovos (com passagem anterior por tanque de inox), outra das barricas de carvalho francês e o produto final, já na garrafa, unindo o resultado de tudo isso.
Interessantíssimo, sem contar a lindeza da nova sala onde a experiência imersiva acontece (ao final, você ainda prova o branco Miolo Giuseppe Semillon, elaborado na Campanha Central, e o tinto Miolo Giuseppe Merlot/Cabernet Sauvignon DOVV).
— Tem gente que diz: “ah, já conheço a Miolo, não preciso voltar”. Mas deve voltar, sim, porque a gente está sempre criando algo diferente, sem perder a essência, pensando na melhor forma de receber as pessoas — diz Artur Tremper Farias, gerente de Enoturismo da Miolo Wine Group.
Exclusivo para quem realiza o Tour Giuseppe Miolo – História e Inovação, o acesso à novidade é oferecido todos os dias da semana, com sessões pela manhã e à tarde.

Estive lá a convite da plataforma gaúcha Wine Locals, onde dá para reservar o tour (é só clicar aqui).
Em breve, conto mais novidades sobre a Miolo, que estreou a temporada 2026 com o enoturismo redesenhado no Vale dos Vinhedos, distribuído agora por nove ambientes, após reformas no complexo enoturístico do grupo.





