Antes de tudo acontecer, ele pensava em escrever sobre as aventuras que viveu no jornalismo apenas quando se aposentasse. Aí veio o câncer e mudou tudo.
Sobrevivente de um tipo raro da doença, o meduloblastoma (tumor cerebral incomum em adultos), o jornalista Daniel Scola estreou no universo literário em 2024, com a obra Aluno da Tempestade (Editora Citadel, 224 páginas). Dedicou-se, na época, a narrar a tormenta pela qual passou a partir do diagnóstico assustador, em 2021.
Agora, ele está de volta, com um novo título: Antes da Tempestade (BesouroBox, 184 páginas), que lançará no próximo domingo (9), na Feira do Livro de Porto Alegre (leia os detalhes no fim do texto).
O texto narra 30 anos de jornalismo, com detalhes saborosos de suas 19 coberturas internacionais e muito mais.
— Não era para ser agora. Era para ser em 2040, mas veio a doença e eu quase morri. Achei melhor não esperar até me aposentar — brinca Scola, que, apesar de tudo, nunca perdeu o bom humor e segue fazendo amigos e inspirando pessoas por onde passa.
Com orelha de Cyro Silveira Martins Filho e prefácio do também jornalista Marcelo Rech, a obra é uma oportunidade para conhecer um pouco melhor o profissional (e o ser humano) que cobriu terremotos no Japão e no Chile, anunciou ao vivo a escolha do Papa Francisco ("É argentino! É argentino!") e acompanhou de perto os principais fatos políticos que marcaram o Brasil nos últimos anos.
O livro também fala da vida pós-enfermidade, incluindo os novos passos na profissão. Scola jamais pensou em desistir e segue lutando para recuperar a voz. Enquanto isso, faz o que sabe fazer melhor.
— Perdi muito com a doença, mas não perdi uma coisa: a capacidade de contar histórias — conclui o Jornalista, assim mesmo, com "J" maiúsculo.
Serviço

- O quê: lançamento do livro Antes da Tempestade, de Daniel Scola
- Onde: Feira do Livro de Porto Alegre
- Quando: dia 9 de novembro, domingo. Às 16h, Scola falará sobre a vida de repórter e seus 30 anos de jornalismo na Sala Vitrine de Lançamento, no 4º andar do Clube do Comércio. Depois, às 18h, haverá sessão de autógrafos na praça
- Quanto: o livro estará à venda na Banca 49, da editora BesouroBox. Você também pode comprar direto no site da editora (clicando aqui), por R$ 52 (R$ 50,44 à vista com desconto Pix).





