
A cultura, a gastronomia e o turismo de dois bairros tradicionais de Porto Alegre — Cidade Baixa e Centro — serão protagonistas de um baita lançamento na próxima terça-feira (14).
Na data, o projeto Sempre Cidade Baixa Sempre Centro, criado em 2024 para apoiar empreendimentos locais após a enchente, entrará em nova fase, com a estreia de três iniciativas: o Festival Gastronômico e Cultural Clássicos de POA, um roteiro turístico homônimo e o Guia Sempre Cidade Baixa Sempre Centro.
Com apoio do governo do Estado (via Secretaria de Turismo), da prefeitura (por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos) e da Alibem, as três ações fazem parte de um movimento para valorizar as duas regiões.
O festival será de 14 a 26 de outubro, com 16 bares e restaurantes icônicos oferecendo receitas especiais.
A rota envolve restaurantes tradicionais, bares criativos, pubs descolados e espaços culturais que fazem parte da memória afetiva da cidade.
O guia reúne dicas de turismo, gastronomia, hotéis e roteiros. Poderá ser baixado em PDF e compartilhado, e a ideia é que esteja disponível nos principais hotéis da Capital por meio de QR Code.
Tudo isso poderá ser acessado, a partir do dia 14, nos sites semprecidadebaixa.poa.br e semprecentro.poa.br. Vale prestigiar.
Com o guia, a rota e o festival, mostramos que esses bairros continuam vivos, pulsantes e preparados para receber moradores e turistas
MOACIR BIASIBETTI
Vice-presidente da Associação dos Comerciantes da Cidade Baixa (ACCB) e proprietário do restaurante Via Imperatore
Histórico
O Sempre Cidade Baixa Sempre Centro surgiu em 2024 como resposta à crise enfrentada por empreendedores da gastronomia e do entretenimento, reunindo 22 bares e restaurantes da região.
O projeto, coordenado pela consultora Anelise Zanoni, incentivou o público a revisitar lugares tradicionais, conhecer novos empreendimentos e fortalecer dois territórios que representam a alma boêmia e cultural de Porto Alegre.
Tanto o festival quanto a rota são criações coletivas dos empresários locais, que se uniram em torno da causa. A construção contou com a assessoria técnica de Maximilianus Pinent, da Agenda de Viagem, durante o Projeto Conexão Turismo Metropolitana, executado pelo Sebrae-RS, sob a gestão de Virginia Dias e coordenação de Amanda Paim, responsável pelos projetos de turismo da instituição




