A Brewine Leopoldina, cervejaria artesanal do Grupo Famiglia Valduga, da Serra, alcançou um marco histórico para o Brasil no Oscar europeu da cerveja artesanal: o European Beer Star 2025, em Munique, na Alemanha, um dos concursos cervejeiros mais prestigiados do mundo.
Pela primeira vez, uma marca brasileira conquistou quatro medalhas em uma mesma edição.
Foram três ouros e uma prata, que alçaram a marca gaúcha à categoria das mais premiadas do país na competição. Entre os destaques, a Session IPA, a India Pale Ale e a Italian Grape Ale Riesling Renano levaram ouro. A Italian Grape Ale Gewurztraminer recebeu prata.
— O European Beer Star é um dos concursos mais importantes hoje, reconhecido mundialmente pela avaliação técnica e qualitativa. A Leopoldina já vinha se destacando nos últimos anos, especialmente com suas Italian Grape Ales, que são o estilo mais característico da marca — conta o enólogo Eduardo Valduga.
Nesta edição, 2.202 rótulos de diferentes países participaram da competição. Destes, apenas sete brasileiros foram premiados, sendo quatro deles da Brewine Leopoldina (os demais de São Paulo).
Para Eduardo, o resultado reforça a consistência da marca.
— Metade dos prêmios foi para receitas clássicas, como a Session IPA e a India Pale Ale. A outra metade destacou as IGAs, com a Gewurztraminer e, principalmente, a Riesling Renano, que será um dos próximos lançamentos da Leopoldina. Esses resultados mostram a qualidade e a inovação que acompanham a marca desde sua criação — diz o especialista.
Fundada em 2016, a Brewine Leopoldina fica em Garibaldi, na Serra Gaúcha. Com capacidade produtiva de 60 mil litros por mês, ela atua no segmento de cervejas premium e especiais, apostando na criação de experiências que traduzem a combinação entre cerveja e vinho.
Marca foi reconhecida no World Beer Awards
Além do European Beer Star, recentemente a Brewine Leopoldina também se destacou no World Beer Awards 2025, quando a IGA Gewurztraminer foi eleita a melhor do Brasil, recebendo o título de Country Winner e medalha de ouro.
Outras criações também foram reconhecidas: a IGA Sauvignon Blanc ficou com ouro e a IGA Riesling Renano com prata.
A marca soma mais de 90 premiações nacionais e internacionais em 2025, se posicionando como uma das cervejarias brasileiras mais reconhecidas no cenário global.
Os rótulos premiados
Session IPA
Elaborada com maltes especiais e lúpulo europeu, tem como principal característica o frescor. É uma cerveja do tipo Pale Ale, clara e de alta fermentação, apresentando aromas e sabores frutados.
India Pale Ale IPA
Típica American IPA, tem aroma de notas cítricas e florais. Possui uma coloração de cobre avermelhado, é forte, encorpada e muito equilibrada.
Italian Grape Ale Riesling Renano
Em breve, o novo lançamento da Brewine Leopoldina, que combina malte e a uva riesling renano, conhecida por sua acidez e aromas florais, frutados e cítricos. Além de frescor, oferece grande potencial de guarda.
Italian Grape Ale Gewurztraminer
Explora o potencial de uma das uvas brancas mais emblemáticas do mundo, combinada à base Witbier. Apresenta coloração amarelo-clara e levemente turva, com notas cítricas e florais, resultando em uma cerveja elegante, seca e refrescante.
Para saber mais e conferir as safras disponíveis, acesse: www.loja.famigliavalduga.com.br
Sobre o Grupo Famiglia Valduga
Com seis marcas — Casa Valduga, Ponto Nero, Casa Madeira, Brewine Leopoldina, Domno Wines e Vinotage —, o grupo é referência na arte de elaboração de vinhos finos e espumantes.
A lista inclui cervejas artesanais, produtos gourmet, suco de uva e cosméticos.
Outro ponto de destaque é o primeiro Complexo Enoturístico do Brasil.
Atualmente, a vinícola do grupo, Casa Valduga, se destaca por ser a primeira e única vinícola brasileira a figurar entre as 100 melhores do mundo, segundo o ranking do World’s Best Vineyards, além de possuir a maior cave de espumantes das Américas, com capacidade para armazenar mais de seis milhões de garrafas.






