A escritora gaúcha Leticia Wierzchowski, célebre pelo romance A Casa das Sete Mulheres, prepara uma série novidades. Uma delas é um livro inédito de crônicas, escritas ao longo de mais de uma década como colunista de Zero Hora.
A obra Por onde o tempo passa (Editora Maralto) já está no prelo e deve ser lançada em agosto, com 70 textos atemporais, escolhidos a dedo por Luís Henrique Pellanda, responsável pela seleção e organização da coletânea. São "histórias francamente pessoais e carinhosas", sobre o tempo, o passado e as memórias da autora.
— Como cronista, brinco de romancista com minha família e minha vida. Sempre mantive o olhar de narradora. O mundo já estava cheio de opinião, então eu preferi contar histórias. Elas falam do meu avô polonês (Jan, ex-combatente de guerra), do crescimento dos meus meninos (João e Tobias), de pessoas próximas. Fiquei feliz quando o Luís Henrique propôs o livro, porque são textos que me trazem boas lembranças — diz a escritora, que publicou mais de 400 crônicas em ZH entre 2001 e 2014.
Leticia tem, ainda, mais quatro projetos em andamento:
- Em 21 de agosto, lançará o romance Marie e o nobre anônimo, (Edutora Bá), em parceria com Fátima Mazzoleni — que frequentou sua oficina literária, quando deu início à obra sobre a história de sua família. As duas acabaram concluindo o livro a quatro mãos, e o resultado será apresentado na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre.
- Neste segundo semestre, Leticia também publicará uma versão para os quadrinhos de A Hora da Estrela (Editora Rocco), de Clarice Lispector.
- Ela está fazendo uma novela de 81 capítulos chamada Romaria, com direção Jayme Monjardim. São 2,5 mil páginas já escritas, com passagens pelas Missões, prestes a completar 400 anos. A produção deve ir ao ar em 2026 (os detalhes ainda estão sendo fechados).
- Por firm, A Casa das Sete Mulheres, seu maior sucesso, vai virar uma nove série, com produção da Boutique Filmes e roteiro de Ângela Chaves.
Ela não para, afinal, "da vida", como costuma dizer Leticia, "o que fica são as histórias". E que histórias.





