Retratadas aqui na coluna pela extrema habilidade no xadrez, as irmãs-prodígio Gabrielle da Silva Pires Conceição, 17 anos, e Valentina Charlotte da Silva, 9, do bairro Partenon, de Porto Alegre, conseguiram: elas conquistaram a titulação de mestres nacionais na modalidade.
Não foi sem dificuldades. Gabi e Valentina são de família humilde. A mãe, Sabrina Elen da Silva, trabalha em três turnos para poder bancar as meninas, que já receberam o apoio da ação filantrópica internacional Drop Dead Generous e de uma série de doadores anônimos, apaixonados pelo xadrez.
Desde o início do ano, elas acumulam prêmios. Ganharam medalhas no Brazil Chess Series, em Santa Catarina, e tiveram destaque nos campeonatos brasileiros (Fenac & Fenaj 2025) em Teresina (PI) e em Florianópolis (SC).
— Foi o que levou à titulação nacional, que é extremamente importante na trajetória de qualquer enxadrista — celebra a mãe-coruja, que conseguiu pagar os R$ 400 necessários para oficializar os títulos junto à Confederação Brasileira de Xadrez (CBX).
Enquanto isso, Valentina já se prepara para participar de um torneio internacional: o Panamericano de Xadrez, que ocorrerá em Canasvieiras (SC) no fim de agosto.
— É um torneio muito importante, que raramente acontece aqui no Brasil, então é uma oportunidade única para ela participar sem ter que sair do país — diz a mãe da Valentina.
Quem quiser ajudar, pode fazer um pix para Sabrina (a chave é o número de celular 51 98530-9930). A família também busca empresas e pessoas dispostas a patrocinar as meninas.
Paixão pelo tabuleiro
Gabrielle e Valentina já têm mais troféus do que idade. Gabi foi a primeira a se encantar pelo tabuleiro. Depois, a "febre" pegou Valentina. As duas são vidradas no esporte (sim, xadrez é um esporte!), historicamente associado aos homens, embora cada vez mais mulheres venham despontando no cenário mundial.
— Eu aprendi a jogar com a professora de Educação Física do meu antigo colégio (profe Denise, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Othelo Rosa) e amei. Contei para a minha mãe, e ela me apoiou. Depois, a Valentina também se interessou — diz Gabrielle.
— Eu achei muito legal — complementa a mais nova, sorridente.
A mãe da dupla percebeu o potencial que tinha em casa e procurou um segundo emprego (ela de fato trabalha três turnos) para conseguir investir no sonho das filhas, que passaram a chamar a atenção em torneios (veja a lista dos principais prêmios abaixo).
Quando a Gabi começou a aprender xadrez no colégio, eu vi que ela estava querendo algo mais. Então eu disse: se tu queres evoluir, vamos atrás. A gente tem de incentivar essa geração a sair do mundo das telas.
SABRINA ELEN DA SILVA
Mãe das meninas
Principais prêmios
De Valentina
- Conquistou três troféus em três modalidades do Fenac 2025
- Primeiro lugar na competição escolar (sub-9) do Brazil Chess Series, em Florianópolis (SC)
- Campeã brasileira de Xadrez Escolar 2024 – primeiro lugar feminino, sub-8, em Caxambu, Minas Gerais
- Campeã sul-brasileira de Xadrez Feminino (sub-8/sub-10)
- Campeã gaúcha de Xadrez Escolar 2024 – sub-8 feminino
- Campeã do IRT Standard 2024 Arroio do Sal (Pressul) – sub-10
- Campeã do Aberto de Xadrez Inclusivo e Recreativo do IFRS Alvorada – feminino sub-10 e sub-8
De Gabrielle
- Prêmio de melhor dupla (categoria U1700) ao lado de Wendel Daniel Nascimento, no Brazil Chess Series, em Florianópolis (SC)
- Campeã da final estadual dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs) – primeiro lugar feminino, sub-18 (presencial)
- 4º Lugar no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2024 – sub-18 feminino
- Campeã feminina da 3ª Etapa do Circuito de Xadrez 2024 em Bento Gonçalves, na Serra
- 7º Lugar feminino no Campeonato Sul-Brasileiro de Xadrez da Federação Catarinense de Xadrez
- Vice-campeã Sub-17 Feminino no Floripa School Open 2024
- Campeã gaúcha 2023 – feminino geral
- Campeã sub-18 feminino no Campeonato Escolar de Xadrez
- Campeã feminina em várias etapas do Circuito Lindóia de Xadrez
- Campeã do Aberto de Xadrez Inclusivo e Recreativo do IFRS Alvorada – campeã feminina e campeã geral na categoria sub-18
- Campeã Ffeminina do 6º IRT de Xadrez Rápido, Capão da Canoa (2024)