
Com sede em Porto Alegre, o estúdio de animação Pé Grande foi um dos vencedores do Cannes Lions International Festival of Creativity, prêmio internacional de publicidade, na categoria Health & Wellness – Use of Technology. O grupo recebeu um Leão de Prata pelo jogo The Mind Guardian, que detecta sinais precoces de Alzheimer e de outras doenças neurológicas com 97% de precisão.
Mesmo que o estúdio tenha sede na capital gaúcha, a produção é considerada pelo prêmio como espanhola: foi desenvolvida para a Samsung Espanha e produzida em parceria com empresas europeias e a produtora de áudio brasileira Hefty. A Pé Grande assinou a animação 3D do trailer, traduzindo visualmente em poucos segundos o universo do jogo.
O projeto teve início em 2014, com pesquisadores que exploraram o uso de inteligência artificial e aprendizado de máquina para detectar o declínio cognitivo. Inicialmente composto por seis jogos, evoluiu para um aplicativo que foca em três áreas da memória consideradas pelos cientistas como fundamentais para diagnósticos: episódica, semântica e processual.
No game, o jogador explora, em primeira pessoa, uma cidade aberta. Enquanto isso, uma IA analisa em tempo real as decisões do usuário, transformando-as em dados sobre a saúde cognitiva dele.
O aplicativo está disponível para tablets Android na Espanha e teve mais de 20 mil downloads. Além do título em Cannes, o produto também foi premiado no Clio Health (dois ouros, uma prata e dois bronzes) e no festival El Sol (uma prata e dois bronzes).
Veja o trailer do jogo
*Produção: Maria Clara Centeno