Francesa de nascença, Ninon Lecomte não é exatamente gaúcha, mas fala "gauchês" e foi criada em Porto Alegre, onde conheceu seu parceiro de vida, Lucas Baur de Campos. Juntos, os dois comandam o Bar Principal e o Brutos Restaurant Asador, que conquistaram Paris, na França.
Localizados na charmosa Rue du Général Renault, no 11º arrondissement (como são chamadas as regiões parisienses), nos arredores da Bastilha, os estabelecimentos ficam lado a lado e costumam lotar.
O restaurante de assados tem nove anos. O bar, quatro. Ambos ganharam a fama de "queridinhos" entre parisienses e visitantes. E não é para menos. Nasceram de uma história de amor além-mar.
— Nos conhecemos em Porto Alegre e nos apaixonamos. Então, convidei o Lucas para vir comigo para a França, onde vive a minha família. Viemos para ficar três meses. Ele cursou a Escola de Cozinha e conseguiu trabalho em um restaurante bastante tradicional, da velha guarda. Acabamos ficando. Eu também fiz cursos e me tornei sommelière — conta Ninon, que sempre sonhou em ser reconhecida no RS (e em "sair na Zero Hora").
Depois de estudar e ganhar experiência, eles abriram o Brutos, com um diferencial para Paris: comida feita na brasa. Deu tão certo, que o estabelecimento foi destaque no jornal Le Figaro. O local ficou famoso, entre outros pratos, pelo frango assado inteiro, servido aos domingos e muito apreciado pelos franceses.
Certo dia, o imóvel contíguo ao Brutos vagou. A rua, que já era bonita (arborizada), foi transformada pela prefeitura em uma via de pedestres. Aí deu o "clique".
— Resolvemos inaugurar o bar com uma proposta de coquetéis e sem reservas, algo mais informal. Abrimos depois da pandemia, e foi uma loucura. A prefeitura nos autorizou a botar mesas na rua. Desde então, é um sucesso — diz Ninon.
Não é à toa que o slogan do Bar Principal é "Le Véritable Remède" — algo como "a verdadeira cura".
Carta de drinques de bartender porto-alegrense
Em abril deste ano, Ninon e Lucas decidiram dar um novo passo e convidar Fred Müller, sócio e bartender do Capincho, em Porto Alegre, para ir até Paris. A dupla queria que Fred elaborasse a carta de drinques da temporada primavera-verão do Bar Principal.
Fred foi e deu "match". Resultado: o bar caiu de vez na graça da clientela, atraída pelo toque tropical de suas bebidas.
Antes de seguir, uma breve explicação: o Capincho, para quem não sabe, é um dos quatro restaurantes gaúchos no ranking dos 100 melhores do Brasil. Para completar, ele conquistou o sétimo lugar entre os bares mais amados do país, segundo a Revista Exame. O Olivos657, primeiro bar do Fred (onde tudo começou) também ganhou destaque na lista.
O bartender levou toda essa experiência na mala para a capital francesa.
— Fui para lá no fim de abril, fiquei 10 dias e fui muito bem recebido. Foi desafiador e inspirador ao mesmo tempo. Ninon e Lucas me levaram a muitos lugares. Eles são bastante conhecidos e bem quistos lá, inclusive por grandes chefs — diz Fred.
Entre as criações, destacam-se coquetéis que mesclam destilados e aperitivos franceses com cachaça, chá-mate e frutas.
Nas fotos acima, você vê duas delas: o Tijuca sour (com mezcal, cachaça, limão defumado, maracujá e clara de ovo) e o Carlota (com uísque mexicano, saquê, cedratine, framboesa, manjericão e spray de anis).
— A gente queria oferecer algo diferente, fora da curva. O Fred conseguiu. Está dando muito certo — diz Ninon, feliz da vida.
Para saber mais
Se vocês quiser saber mais sobre os empreendimentos, siga @barprincipalparis e @brutosparis no Instagram.