Um artista alemão chamado Roman Riesch (1896-1972), que movimentou o cenário cultural no Estado no início do século 20, vai virar galeria de arte em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo.
A Galeria Riesch, na Casa das Artes Regina Simonis, será inaugurada nesta quarta-feira (25), a partir das 18h30min, com a mostra “Galeria Riesch: Roman em Cena”.
Montada em uma área anexa ao prédio histórico que abriga o centro cultural (antigo Banco Pelotense), no centro de Santa Cruz, a galeria será um novo espaço expositivo permanente na região. É uma ótima notícia para a cultura.
— Estamos muito felizes. Há uma demanda enorme por locais desse tipo na cidade. Além disso, é uma oportunidade única para homenagear esse grande artista, que muita gente não conhece, mas que fez história — diz Carolina Knies, coordenadora do projeto e presidente da Associação Pró-Cultura, responsável pela Casa de Artes.
Ator, diretor, produtor teatral, cenógrafo, escritor e pintor, Riesch nasceu na Baviera em 1896 e estabeleceu-se em Santa Cruz em 1938, fugindo da guerra — a mãe dele era judia, e a família já sentia os perigos do nazismo e do antissemitismo.
No município gaúcho, onde Riesch decidiu criar raízes e constituir família (casando com Ilse, que conheceu em Ijuí, e tendo dois filhos, Guido e Ingeborg), o artista criou a Cia de Teatro Riesch-Bühne.
O grupo fez sucesso na região e foi além: apresentou-se em Porto Alegre, no Theatro São Pedro, foi até o Rio de Janeiro e ainda levou espetáculos populares (falados em língua alemã) para países da América do Sul, como Chile e Argentina.
Uma parte dessa história será conhecida na mostra, que tem curadoria de Alex Brino e exibirá cenários, objetos pessoais e fotografias do acervo da família, sob a guarda da neta do artista, Anni Riesch.
A exposição contará, também, com obras de arte criadas pelo autor, em especial no período de restrições à língua e à cultura alemãs durante o Estado Novo, de Getúlio Vargas.
Até hoje, há telas do artista em locais como a Catedral São João Batista (os anjos pintados no altar) e o Hospital Santa Cruz e também em coleções e acervos particulares. Segundo Carolina, há murais dele em pelo menos 27 igrejas.
Quem viabilizou
A nova galeria na Casa das Artes Regina Simonis é uma iniciativa da Associação Pró-Cultura, que está fazendo 37 anos, com apoio do Funcultura, da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, ligada à prefeitura de Santa Cruz do Sul.
Serviço
O quê: inauguração da Galeria Riesch
Onde: na Casa das Artes Regina Simonis, na Rua Marechal Floriano, 651, no centro de Santa Cruz do Sul
Quando: nesta quarta-feira (25); abertura da mostra às 18h30min e cerimônia oficial de inauguração com homenagens às 19h
Quanto: a entrada é gratuita