Conhecido como "Escultor do Pampas", pela importância do legado deixado no Rio Grande do Sul, Antônio Caringi, que completaria 120 anos em 2025, será tema de um tour guiado — de graça — na Capital.
Promovida pelo Memorial do Ministério Público do RS, a atividade está marcada para o próximo sábado (24), a partir das 10h (leia os detalhes abaixo), com três obras do artista no roteiro: a estátua do general Bento Gonçalves (1936), na Avenida João Pessoa, o Monumento ao Expedicionário (1957), no Parque da Redenção, e, claro, a mais conhecida criação de Caringi: o Laçador (1958), na entrada da cidade.
O percurso será conduzido pelo historiador da Arte José Francisco Alves, autor do livro “A Escultura Pública de Porto Alegre”. É um grande conhecedor do tema.
— Caringi foi o maior estatuário do Rio Grande do Sul e um dos maiores do Brasil nas décadas de 1930 a 1960. Merece ser lembrado — destaca o pesquisador.
Para chegar aos locais, será disponibilizado transporte gratuito aos participantes. As inscrições são limitadas, então é bom se apressar.
Serviço
- O quê: Passeios com o Memorial - Antônio Caringi em Porto Alegre
- Quando: neste sábado (24), com saída às 10h
- Onde: o tour terá início na frente do Memorial do MP-RS (na Praça Marechal Deodoro, 110, centro de Porto Alegre) e retornará ao mesmo ponto, com transporte gratuito
- Quanto tempo: a visita guiada terá cerca de duas horas de duração
- Inscrições: são gratuitas, com vagas limitadas, por meio do WhatsApp (51) 99731-7119
Quem foi Caringi
Antônio Caringi foi um dos maiores estatuários do Brasil entre as décadas de 1930 e 1960 e o maior do RS.
Foi a grande revelação, aos 20 anos de idade, do Salão de Outono, realizado em maio de 1925 no Palácio da Intendência Municipal, que já abrigou a prefeitura e hoje é o Museu de Arte do Paço, no centro de Porto Alegre.
Caringi graduou-se em Belas Artes na Alemanha e criou dezenas de monumentos no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, na Bahia e no Rio de Janeiro.
Os próximos passeios
Os próximos itinerários do projeto Passeios com o Memorial contemplarão a obra de Aldo Locatelli, a Arte Cemiterial e o Parque Farroupilha.