Depois de estrear nos palcos de Munique, na Alemanha, em abril, e de passar pelo Rio de Janeiro, em maio, o espetáculo gaúcho A Menina dos Olhos d'Água chega a Porto Alegre. Produzido pelo Coletivo Gompa, o projeto recebeu o Prêmio IKF (International Coproduction Fund) do Goethe-Institut e Iberescena, ao retratar de forma lúdica o drama da enchente.
A primeira apresentação em solo porto-alegrense será no dia 28 de junho, sábado, às 16h, no Teatro do Instituto Goethe. Vale prestigiar.
Com direção de Camila Bauer e atuação de Liane Venturella, a atração mistura teatro de animação com documentário multimídia para crianças. O roteiro narra a situação dos refugiados climáticos e a superação de uma menina, representada por uma boneca, diante da catástrofe ambiental.
Na trama, a protagonista perde a própria casa e o animal de estimação na enchente que arrasou no sul do país. No albergue, ela faz novos amigos e mostra, com um olhar doce, a esperança em relação a tudo o que vivenciou. É um relato ficcional que, de certa forma, traduz o que o Rio Grande do Sul viveu em maio de 2024.
A montagem conta com iluminação de Ricardo Vivian, montagem de vídeos de Raoni Ceccim, trilha sonora de Paola Kirst e Álvaro RosaCosta e criação de bonecos e máscara de Pedro Girardello.
Há ainda a colaboração de artistas de outros países: Ceren Oran & Moving Borders, da Alemanha, Kenia Rodriguez e Dayana Deulofe, de Cuba, e Pablo Mois, do Chile, que assina a criação dos vídeos.
O Gompa
- O Coletivo Gompa vem se destacando internacionalmente por suas produções voltadas ao público infanto-juvenil.
- Apresentou Frankinh@ — uma história em pedacinhos em importantes festivais, como o 21º ASSITEJ Congresso Mundial e Festival de Artes Cênicas para Crianças e Jovens (2024), em Cuba, e o Kingfestival (2023), na Rússia, além de mostras no Brasil, como o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, o Festival Paideia em (São Paulo), o Festival de Teatro de Recife e o Porto Alegre em Cena.
- O grupo produziu outros espetáculos para crianças, entre eles As Aventuras do Pequeno Príncipe (2014), Chapeuzinho Vermelho (2017) e Amazônia (2022).
- Fundado em Porto Alegre em 2014, o Gompa é um coletivo de artistas que desenvolve projetos de experimentação em dramaturgia e linguagem cênica, pesquisando cruzamentos entre teatro, dança, música, artes visuais e audiovisual.
- Tem como ênfase a fusão das diferentes artes como princípio narrativo. As criações são feitas em colaboração com artistas de diferentes escolas e companhias.
Ficha técnica de A Menina dos Olhos d'Água
- Direção: Camila Bauer
- Atuação e manipulação de bonecos: Liane Venturella
- Cenário: Élcio Rossini;
- Dramaturgia do movimento: Ceren Oran
- Dramaturgia de bonecos: Kenia Rodriguez e Dayane Deulafeu Canto
- Criação de bonecos e máscara: Pedro Girardello
- Iluminação: Ricardo Vivian
- Criação dos vídeos: Pablo Mois
- Montagem de vídeos: Raoni Ceccim
- Trilha sonora de Paola Kirst e Álvaro RosaCosta
- Realização: Coletivo Gompa






