Foi uma surpresa. Eu não fazia ideia de que, a 10 minutos de carro do centro de Gramado, na Serra, iria encontrar uma baita floresta, com cachoeira e tudo.
Lapidado há mais de 30 anos pelo empresário André Tissot, o Garden Park (aberto ao público desde 2022) é um oásis verde no principal destino turístico do Rio Grande do Sul.
Cheguei lá por indicação de outro empreendedor local, Luciano Peccin, um dos idealizadores do famoso Natal Luz, na década de 1980.
— Tu vais te surpreender — disse Peccin, piscando o olho.
Ele tinha razão. O lugar (do tamanho de 14 campos de futebol) une mata nativa (com exuberantes exemplares de xaxim verde, espécie ameaçada de extinção), jardins multicoloridos e alamedas de carvalhos. Há trilhas, mirantes, pontes do tipo pênsil, espaços de convivência e áreas de alimentação. Até o banheiro é uma atração à parte, com teto de vidro e samambaias suspensas.
Para quem quer curtir a natureza e ter um pouco de paz, é o lugar certo. O parque abre todos os dias, das 9h30min às 17h30min.
Se quiser saber mais detalhes (inclusive valor de ingressos, que varia conforme o tipo de acesso), é só clicar em gardenparkgramado.com.br.
Destaque
São mais de 4 quilômetros de trilhas sinalizadas, com locais projetados para contemplação, descanso, fotografia, caminhada e piqueniques (sem pirotecnia, o que é ótimo).
Onde fica
O parque fica na Linha 28 (Estrada Profa. Elvira Apolo Benetti, 1699), a apenas 5 quilômetros da Rua Coberta.