Já imaginou criar, engarrafar, aplicar o rótulo (que você mesmo fez), inserir a rolha e preparar o lacre de cera do seu próprio vinho? Eu vivi essa experiência no Vinolab, em Gramado. É uma baita pedida — e você ainda leva a sua criação consigo (sem contar que a fórmula fica registrada na casa, ou seja, será possível voltar e bebê-la sempre).
O Alquimista do Vinho funciona assim: em uma mesa, na frente de cada participante, são dispostas quatro taças, quatro frascos de vidro com a bebida e quatro beckers (lembra das aulas de química? É uma espécie de copinho com medidas).
Em cada recipiente, são servidas amostras de diferentes cepas (no meu caso, foram cabernet franc e sauvignon, marselan e merlot), de diferentes vinícolas gaúchas.
A partir daí, o sommelier Filipe Ubirajara Regis dos Santos dá uma aula sobre cada cepa, para que os participantes aprendam a identificar as características de cada uma e possam definir suas preferências, anotando tudo no papel.
Depois, Filipe convida cada um a preparar quatro fórmulas pessoais, misturando os vinhos nas taças e registrando as medidas. Ao final, a pessoa decide qual ficou melhor, e a mistura vai para a garrafa na hora.
Por exemplo: a minha escolha foi um blend com 15% de marselan, 25% de merlot e 60% de cabernet franc. Marquei o rótulo com a minha digital, assinei e fiz um desenho. Eu mesma pus a rolha (com a ajuda de uma máquina), colei a tarja e mergulhei o gargalo na cera quente. Voilà! Virei vinhateira (rá!).
A experiência não é barata (R$ 320 por pessoa), mas você degusta vinho da melhor qualidade e ainda leva a sua criação exclusiva para casa. É instrutivo, interessante e dá para fazer amizade com quem estiver na mesa. Diversão garantida.
Saiba mais
- O Vinolab fica na Av. Borges de Medeiros, 3150, em Gramado, e abre de terça a domingo das 17h às 23h
- Para participar do Alquimista do Vinho, é preciso fazer reserva. Basta acessar o site vinolab.com.br/alquimistadovinho
- Dica: ao entrar, olhe para o teto. A decoração é linda
